quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Produção mundial de azeite deverá cair 27% devido a prejuízos em Itália


por Ana Rita Costa
10 de Dezembro - 2014
A produção mundial de azeite deverá cair cerca de 27% em 2014. De acordo com o Olive Oil Times, esta quebra foi impulsionada pela destruição de milhares de oliveiras na região de Apulia, em Itália, e por uma queda de cerca de um milhão de toneladas na produção espanhola.

 
Itália, um dos maiores produtores mundiais de azeite, está, assim, a registar um aumento nos preços de azeite, que já subiram, cerca de 50% no último mês para 6 euros por litro. De acordo com a associação italiana Coldiretti, "está a criar-se o ambiente ideal para o aumento de fraudes no mercado do azeite."

De acordo com a associação, nos primeiros sete meses do ano, registou-se um aumento na fraude neste mercado, assim como um aumento nas importações de azeite, e "se a tendência se mantiver, a chegada de azeites estrangeiros a Itália irá atingir valores históricos." Segundo Roberto Moncalvo, president da Coldiretti, a manterem-se estes valores, duas em cada três garrafas de azeite que entrem em Itália conterão azeite estrangeiro.

Recentemente, foram aprovadas na Comissão Europeia novas normas de rotulagem que exigem informação "mais transparente" na rotulagem de produtos alimentares. Para o mercado do azeite, a União Europeia exige agora que a informação mais importante e obrigatória nas embalagens de azeite apareça na parte principal do campo de visão do consumidor e com um tipo de letra uniforme.

As novas normas exigem ainda que o rótulo de trás das garrafas de azeite indique que este deve ser guardado num local fresco e escuro e que a data da colheita só pode constar na parte da frente da garrafa se todo o azeite for dessa colheita.

Sem comentários:

Enviar um comentário