sábado, 13 de dezembro de 2014

Produtores de beterraba preocupados com o fim das quotas

Dezembro 12
09:29
2014

A França é o maior produtor de beterraba da Europa e os produtores franceses, reunidos na Assembleia Geral da sua Confederação, manifestaram grandes receios no futuro, depois do fim das quotas de açúcar.

O fim das quotas está previsto para 1 de Outubro de 2017, data a partir da qual os preços de garantia vão desaparecer. A única vantagem para os produtores parece vir a ser a liberdade de venda, que quiserem, ao industrial.

Os responsáveis europeus parecem estar conscientes dos problemas que podem surgir, tendo considerado a beterraba um produto sensível, pelo que ficará em vigor uma cláusula de controlo das importações, caso exista uma perturbação de mercado.

Apesar desta situação, todos estão de acordo em que o mercado vai ser sujeito a grandes modificações, pois a produção europeia fica livre de produzir a quantidade que quiser, mas será muito mais pressionado pelo mercado internacional.

A União Europeia é o terceiro maior produtor mundial de açúcar, sendo o maior importador mundial e o segundo maior consumidor.

Os produtores europeus contam com um programa de investigação AKER, que tem como objectivo aumentar a produtividade dos campos, entre 2% a 4% por ano.

Outra notícia é que a isoglucose (um xarope de milho rico em frutose), que concorre com o açúcar de beterraba, não tem tido sucesso no mercado europeu, ao contrário do que se passa nos Estados Unidos e a sua produção deve ser muito reduzida, para uma quantidade residual.

Sem comentários:

Enviar um comentário