terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cortiça Mega esquema de faturas falsas 'roubou' 10 milhões ao Estado


Um esquema de fraude que usou o IVA para ganhar milhões de euros, terá lesado o Estado em 10 milhões de euros. Envolvidos estão mais de 67 arguidos, ligados à indústria da cortiça, conta o Jornal de Notícias.

PAÍS Mega esquema de faturas falsas 'roubou' 10 milhões ao Estado DR
08:44 - 08 de Dezembro de 2014 | Por Notícias Ao Minuto
Share on printShare on email

Américo Pinto, um empresário de cortiça de Santa Maria de Lamas, criou em 1993 a empresa em nome do filho, na altura com 17 anos. Sete anos depois, o homem terá entrado num esquema de fraude que lhe valeu lucros de muitos milhares de euros.


Américo comprava faturas mediante o pagamento de 8% a 15% do valor do IVA respeitante às mesmas, avança o Jornal de Notícias. Ou seja, ao comprar uma fatura no valor de 100 mil euros, o empresário recebia de IVA 20 mil euros. Tendo em conta que a compra lhe exigia o pagamento de entre 1.500 a 3.000 euros, Américo ganhava, no mínimo, 17 mil euros com o negócio.

O esquema aconteceu entre 2000 e 2006 período entre o qual este terá comprado mais de 200 faturas e outras tantas em nome de uma outra empresa que entretanto abriu.

O Ministério Publico estima que o Estado tenha saído lesado em cerca de cinco milhões de euros comes ta mega fraude.

Um dos vendedores, revela o Jornal de Notícias, era um toxicodependente que foi aliciado por outros empresários a coletar-se como empresário em nome individual e vender faturas e recibos para poder pagar o seu vício.

No total estão 67 pessoas envolvidas no crime.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda menos concorrência em Santa Maria de Lamas !

Enviar um comentário