sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Agricultores pedem maior regulação no Setor da Distribuição



 14 Janeiro 2016, quinta-feira  Política Agrícola

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) exigiu ao Governo que regule, pela via legislativa, a atividade dos hipermercados, com vista a restringir as importações «desnecessárias» de bens alimentares como a carne e o leite.

Perante as dificuldades que os setores do leite e da suinicultura atravessam, «são necessárias medidas de facto excecionais para acudir a uma crise prolongada e de excecional gravidade», defende a CNA, em comunicado. A Confederação insiste na necessidade de «estabelecer urgentemente com as cadeias de hipermercados - pela via legislativa, por acordos ou por ambos os processos - a preferência pela comercialização, para consumo interno, da produção nacional».
Nesse sentido, a CNA defende «restrições às importações, combatendo a especulação praticada pelo grande agronegócio, por exemplo, através da aplicação de controlos permanentes com a severa verificação das normas sanitárias e outras».
Do ponto de vista mais estratégico, mas também a curto prazo, «é indispensável retomar os mecanismos públicos de controlo da produção e dos mercados como, por exemplo, retomar as quotas leiteiras e admitir valores mais elevados para as "retiradas" (compras) públicas da produção do leite e da carne».
A posição da CNA é assumida numa altura em que o atual Governo criou um gabinete de crise para debater soluções conjuntas entre produtores e distribuidores para os setores do leite e da suinicultura.
O primeiro encontro entre produtores, transformadores e cadeias de distribuição final foi a 22 de dezembro de 2015 e as reuniões vão continuar, estando previstos também encontros bilaterais. Além do Ministério da Agricultura, fazem parte do gabinete de Crise dos Setores do Leite e da Suinicultura a Associação Nacional dos Industriais de Laticínios (ANIL), a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas (CONFAGRI) e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).
Ler aqui. 

Sem comentários:

Enviar um comentário