sábado, 16 de janeiro de 2016

Quanto vale a carne de porco que comemos?



12 Jan, 2016 - 07:01 • André Rodrigues , Marília Freitas

Numa altura em que o sector atravessa uma das maiores crises de sempre, a Renascença foi perceber como trabalha a indústria. Conclusão: o preço pago por um porco nem sequer chega para pagar a ração que come.

Há um ano, os suinicultores sentiam os primeiros efeitos da crise mas sempre acreditaram que o sector daria a volta. "Iríamos aumentar o nosso efectivo reprodutivo, contratar mais funcionários e construir um novo pavilhão", começa Manuel Pereira, engenheiro agro-pecuário numa empresa de produção, abate e transformação sedeada na Trofa.

Um ano depois, tudo na mesma. E nos últimos meses o quadro degradou-se de forma significativa. "Tínhamos tudo aprovado, orçamentos, projectos… tudo".

Mas o retorno pela carne vendida em Portugal é fixado semanalmente de acordo com uma cotação indexada ao desempenho do sector em Espanha, onde os custos de produção são substancialmente mais reduzidos. Com o valor da carne de porco a cair a pique no mercado espanhol, a receita dos produtores portugueses regista subtracções recorde.

E em face disso, o investimento de 600 mil euros pensado há um ano fica na gaveta à espera de dias melhores.

7.000 euros de prejuízo por semana

Neste momento, o custo de produção por animal inteiro é de 118 euros. A receita, cerca de 84. Prejuízo: 34 euros.

Considerando que esta empresa da Trofa abate uma média de 200 animais por semana, Manuel Carneiro, sócio-gerente, tem a noção de que está a perder "7.000 euros em média todas as semanas".

Além disso, aquilo que o animal rende ao produtor "não chega para pagar as rações", precisa o engenheiro Manuel Pereira. "Se o ganho é de 84 euros por porco, só as rações custam 87". Fora outros custos associados.

Desde logo, com o pessoal. Manuel Carneiro já teve a seu cargo 70 funcionários. A crise levou ao despedimento de 10. E não terão sido os últimos.

Apreensivo, Manuel Carneiro desabafa que um quadro destes não lhe agrada, "porque sei que tenho famílias cuja sobrevivência depende do emprego aqui". Mas o patrão diz que "não é possível aguentar mais um ano assim".

Depois, somam-se as facturas da água, luz, combustíveis, recolha de resíduos, medicação. Uma parcela que algumas explorações já excluíram da estrutura de custos.

Américo Martins Oliveira, veterinário, diz ter conhecimento de suiniculturas "que deixaram de vacinar os animais". As consequências são "as doenças que poderão surgir mais à frente", adverte.

Grandes superfícies estão a dizimar o sector

São resultados de uma crise atribuída também em grande medida à política de promoções praticada pelas grandes cadeias de distribuição. "50%, 30%, 40%. E eu não sei como eles conseguem isso", desabafa Manuel Carneiro que lamenta o facto de os prejuízos "serem sistematicamente imputados aos produtores".

A conjuntura internacional também não ajuda. O embargo russo aos produtos europeus, em resposta às sanções por causa da guerra na Ucrânia, está a reter "milhares de toneladas de carne de porco nas arcas frigoríficas". Um problema que se estende a toda a Europa.

Num mercado global, a carne estrangeira entra nas grandes superfícies a preço muito mais baixo. Vendida como produto nacional. É outro dos motivos para o descontentamento dos suinicultores, que reivindicam uma fiscalização mais apertada e novas regras para a rotulagem da carne. "O que acontece é que algumas destas empresas andam a comprar alguma carne nacional, exigem os rótulos aos matadouros e depois colam-nos em qualquer cuvete de carne", que pode ser espanhola, francesa ou de outra origem qualquer.

Manuel Carneiro reconhece que "o consumidor acaba por ser enganado". É o poder da publicidade "que faz com que as pessoas vão atrás das promoções sem pensarem que, ao fim e ao cabo, a carne até sai mais cara".

Para trás, ficam os talhos tradicionais. Muitos despedem. Outros já fecharam. Outros ainda, sobrevivem enquanto podem. "Porque não podem fazer as promoções que os hiper e supermercados fazem".

As grandes superfícies esmagam-nos. Sem gravarem declarações, alguns talhantes contactados pela Renascença admitem que as grandes superfícies estão a matar o negócio.

E num país forçado a importar metade da carne de porco que consome, Manuel Carneiro diz não ter dúvidas: "vamos passar a depender dos espanhóis e de outros países da União Europeia… vamos morrer pobres… na miséria".

Sem comentários:

Enviar um comentário