quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Rede de rega de Óbidos arranca em Fevereiro

  12-01-2016 
 

 
A primeira fase da rede de rega das denominadas baixas de Óbidos, terrenos agrícolas localizados entre a vila e a barragem, vai iniciar-se em Fevereiro com a construção de uma estação elevatória, divulgou a câmara. Em causa está um investimento de 28 milhões de euros que servirá cerca de mil agricultores.

Destinado em 60 por cento a pomares e 40 por cento a hortícolas, o projecto permite, por exemplo, aumentar a produção média de pera rocha de 12 toneladas, em sequeiro, para 40 toneladas por hectare, em regadio.

«Finalmente foram iniciados todos os procedimentos de concursos públicos para a execução da rede de rega» afirmou o presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, anunciando o arranque da obra para Fevereiro deste ano.

O anúncio foi feito durante as comemorações oficiais do feriado municipal da vila, com o autarca a considerar a obra, integrada no Projecto Hidroagrícola das Baixas de Óbidos, como «uma das prioridades do mandato» e «motivo da maior confiança para o futuro deste sector de actividade económica».

À agência Lusa, Humberto Marques explicou que «o prazo para visto prévio do Tribunal de Contas para a primeira fase termina no início de Fevereiro». A partir daí pode-se fazer o auto de consignação e dar início à obra.

A primeira fase contempla a construção de uma estação elevatória que filtrará a água para a rega. Na segunda fase serão construídos 50 quilómetros de tubagem por onde passarão 5,5 milhões de metros cúbicos de água, que irrigarão 750 hectares de parcelas agrícolas do concelho de Óbidos e 450 hectares do concelho do Bombarral.

A expectativa do autarca é de que a segunda fase «arranque logo de seguida», já que «foram feitos todos os procedimentos e só houve uma reclamação, por parte de um concorrente, mas foi fora de prazo e portanto, segue para fase do visto prévio do Tribunal de Contas».

A rede de regadio das Baixas de Óbidos foi concebida para irrigar 1.300 hectares de terrenos agrícolas e servir cerca de mil agricultores das freguesias da Amoreira e do Olho Marinho, em Óbidos, e do Pó e da Roliça, no Bombarral. A rede, orçada em 28 milhões de euros, é aguardada desde 1978 e tem data de conclusão prevista para 2017.

O regadio está agregado à construção da Barragem do Arnóia, uma obra de 6,5 milhões de euros, concluída em 2005 e parada desde então devido aos sucessivos adiamentos na conclusão da rede de rega.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário