quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Rede de Rega de Óbidos arranca em Fevereiro

Janeiro 12
12:21
2016

A primeira fase da rede de rega das denominadas Baixas de Óbidos, terrenos agrícolas localizados entre a vila e a barragem, irá iniciar-se em Fevereiro, com a construção de uma estação elevatória.

Este investimento será no valor de 28 milhões de euros, servirá cerca de 1.000 agricultores e destina-se em 60% a pomares e em 40% a hortícolas, permitindo, por exemplo, aumentar a produção média de pêra rocha de 12 toneladas (em sequeiro), para 40 toneladas por hectare.

A primeira fase contempla a construção de uma estação elevatória, que filtrará a água para a rega.

Na segunda fase, serão construídos 50 quilómetros de tubagem, por onde passarão 5,5 milhões de metros cúbicos de água, que irrigarão 750 hectares de parcelas agrícolas do concelho de Óbidos e 450 hectares do concelho do Bombarral.

A rede de regadio das Baixas de Óbidos foi concebida para irrigar 1.300 hectares de terrenos agrícolas e servir cerca de 1.000 agricultores das freguesias da Amoreira e do Olho Marinho, em Óbidos, e do Pó e da Roliça, no Bombarral.

O regadio está agregado à construção da Barragem do Arnóia, uma obra de 6,5 milhões de euros, concluída em 2005 e parada desde então, devido aos sucessivos adiamentos na conclusão da rede de rega.

LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário