sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Ministro da Agricultura defende sector leiteiro nacional

O Ministro da Agricultura participou hoje na sessão de abertura do Seminário "CONSUMO DE LEITE E LATICÍNIOS – o que pode estar a mudar", organizado pelo Observatório dos Mercados Agrícolas e das Importações Agro-Alimentares, onde defendeu "a excelência da produção nacional, designadamente na produção leite".
Reconhecendo a difícil situação que o setor enfrenta, Capoulas Santos diz que "a solução possível é aumentar o consumo, farei tudo para a ajudar a fileira a criar valor". Para o Ministro da Agricultura, "aumentar a quota nos mercados externos é a outra solução", tendo em conta que "a margem de manobra é muito estreita", considerou o Ministro.
Capoulas Santos deixou um apelo à comunidade científica para que "ajude a esclarecer" sobre as propriedades de leite. O Ministro afirma que "há uma conjugação de fatores que parece uma verdadeira tempestade perfeita" e que resulta do fim das quotas leiteiras na União Europeia aliado ao acentuado decréscimo do consumo de leite". Capoulas Santos lembrou, a propósito da questão das quotas leiteiras, que se bateu "até onde lhe possível contra o seu fim", tendo deixado "sucessivos alertas para os perigos que esta decisão comportava para o setor".
O Ministro anunciou a intenção de criar um programa sub-temático no âmbito do PDR 2020 que "ajude os produtores de leite a resistir" às dificuldades com que estão confrontados.

Lisboa, 13.01.2016
O GABINETE DE IMPRENSA

Sem comentários:

Enviar um comentário