terça-feira, 12 de janeiro de 2016

FENALAC: Carta Aberta ao Senhor Deputado André Silva do PAN

 11-01-2016 


 Carta Aberta ao Senhor Deputado André Silva do PAN

Na Reunião Plenária nº 22 da Assembleia da República, do 7 de Janeiro, relativa à Discussão de uma Proposta de Resolução dos Grupos Parlamentares do PSD e do CDS-PP acerca da situação da Produção Leiteira Nacional, o Senhor Deputado André Silva do PAN proferiu declarações de teor gravíssimo a respeito deste sector económico, assim como do leite enquanto alimento.  

Gostaríamos de recordar ao Senhor Deputado que é um representante eleito à Assembleia da República e, nessa qualidade, se deveria abster de proferir declarações cujo cariz panfletário, obtuso e sectário mais se assemelham às de um líder de uma qualquer seita iluminada e radical. 

Com efeito, é vergonhoso o anátema discricionário lançado sobre a produção de leite nacional e os seus alegados malefícios. A Produção de leite nacional é responsável pela manutenção directa e indirecta de cerca de 100 mil empregos, apresentando um valor económico superior a 1.200 milhões de euros. Além disso, os Produtores de leite actuam sobre a vigência de um rigoroso quadro regulamentar europeu e nacional, que implica o cumprimento de exigentes normas de carácter ambiental e de bem-estar animal.

Com certeza os elevados padrões de higienização mental, lógica asséptica e visão deturpada não permitem ao senhor Deputado deslocar-se ao terreno e arejar o seu ideário altivo, urbano e bem-pensante com uma dose de razoabilidade própria daqueles que seguem os princípios legais de uma actividade económica.     

Que o Senhor Deputado não aprecie a Produção de Leite está no seu direito, mas que estende um manto de inverdades sobre um sector económico com estas características, não lhe reconhecemos legitimidade nem autoridade. Também lhe lançámos o desafio de apreciar de forma similar os sectores económicos responsáveis pelos alimentos que o PAN tanto idolatra e que exponha às famílias carentes do nosso pais as vantagens da utilização exclusiva dos métodos de produção mais dispendiosos que defendem. Já agora, que lhes explique igualmente como obter os meios económicos para os adquirir.

De facto, a arrogância moral e intelectual destes senhores não têm limite face à realidade de um País e de uma população cujo rendimento frequentemente não lhes permite fazer face às necessidades mais básicas.

Quanto ao valor do leite enquanto alimento, existem milhares de estudos científicos que comprovam a importância da inclusão do leite numa dieta equilibrada e nutritiva, acompanhada de hábitos de vida saudáveis, onde se inclui o exercício físico.

Obviamente que a repetição exaustiva dos resultados de pseudoestudos, assim como a deturpação dos resultados de estudos sérios, têm constituído uma barreira de ruído com impacto no comum dos cidadãos e dos consumidores.     

A este respeito, é importante distinguir as convicções filosóficas e as opções de vida de cada um, perfeitamente legítimas e admissíveis, dos factos científicos consolidadas e reais. 

Senhor Deputado André Silva, assim como não o pretendemos obrigar a consumir aquilo que não gosta, também não podemos aceitar o aviltamento de uma actividade económica que segue elevados padrões de autoexigência e que implica o trabalho árduo e diário de milhares de produtores de leite nacionais.    

Sem comentários:

Enviar um comentário