sábado, 12 de janeiro de 2013

Vinhos verdes baixam orçamento para promoção em 2013

10 Janeiro 2013, 13:21 por António Larguesa | alarguesa@negocios.pt

Depois do investimento recorde em 2012, a Comissão de Viticultura da
região (CVRVV) vai este ano gastar 2,8 milhões de euros para
impulsionar as vendas do produto. Estados Unidos continuam a ser o
mercado prioritário.
O plano de promoção dos vinhos verdes para 2013 terá um orçamento de
2,8 milhões de euros, apurou o Negócios, baixando em quase 20% o
investimento feito no ano passado (3,4 milhões de euros), que tinha
sido o maior de sempre nesta região.

Estados Unidos (600 mil euros), Portugal (550 mil euros), Brasil (500
mil euros) e Alemanha (300 mil), que este ano ultrapassa o Canadá no
quarto lugar, são os mercados em que o investimento será maior. Os
canadianos, os suíços, os britânicos e os suecos – estes últimos
mereceram no ano passado uma primeira abordagem e mantêm-se na lista –
seguem-se na lista dos consumidores preferenciais.

Os dados do INE relativos ao primeiro semestre, que o Negócios
noticiou em Agosto e que continuam a ser os mais recentes, mostram que
o esforço de promoção feito em 2012 terá contribuído para o aumento de
quase 7% nas exportações, face ao período homólogo.

O presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, que esta tarde vai apresentar
publicamente o plano de marketing, disse então que "embora sejam dados
a encarar com prudência, são importantes porque compensam no mercado
externo as dificuldades do mercado nacional, que está recessivo para
todos os sectores", destacando também a manutenção do preço médio na
exportação.

Se tiver mantido o ritmo na segunda metade do ano, o sector dos vinhos
verdes terá quebrado em 2012 um novo recorde de vendas "fora de
portas", ultrapassando os 17 milhões de litros e os 42 milhões de
euros. O anterior máximo foi atingido em 2011, com os 15 milhões de
litros vendidos para 86 mercados a gerarem 38,3 milhões de euros.

Numa década, a região mais do que dobrou a percentagem da produção
vendida no exterior, de 15% para 32% (em 2011). A expectativa da
Comissão dos vinhos verdes é de ter alcançado uma quota de exportação
próxima dos 35% no fecho de 2012.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/agricultura/vinho/detalhe/vinhos_verdes_baixam_orcamento_para_promocao_em_2013.html

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