sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Vinhos Verdes vão investir 2,8 milhões de euros em 2013

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) vai
investir este ano 2,8 milhões de euros em ações de promoção nos
mercados interno e externo. O anúncio foi feito, dia 10 de janeiro
(quinta-feira), pelo presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, durante a
apresentação do orçamento e do plano de atividades para 2013, no
Porto. Com os dados relativos ao primeiro semestre de 2012 a apontarem
para um crescimento recorde das exportações – sete por cento em valor
e 12 em volume –, o que acontecerá pelo 12.º ano consecutivo, o
presidente da CVRVV estabelece como objetivo para este ano "reforçar a
aposta nos mercados estratégicos do Vinho Verde", ou seja, EUA,
Alemanha, Canadá, Brasil, Suíça, Suécia e Reino Unido.

Dos 2,8 milhões de euros do orçamento para 2013, a CVRVV destinou 600
mil euros, 21 por cento, para os EUA, o principal mercado externo
consumidor de Vinho Verde, com um volume de vendas de 2,2 milhões de
litros no primeiro semestre do ano anterior, o que representa cinco
milhões de euros.

O segundo maior investimento, em termos promocionais, vai ser feito no
mercado nacional, com a CVRVV a prever aplicar uma verba de 550 mil
euros em ações direcionadas para os profissionais do setor e para o
consumidor final, o que representa 20 por cento do total do orçamento
previsto para este ano.

Uma significativa fatia orçamental vai também ser investida no Brasil:
500 mil euros. O mercado brasileiro é cada vez mais prioritário para
os objetivos traçados pela CVRVV, estando já no top 5 dos países que
importam um produto único no Mundo – em 2011, quase um milhão de
litros, ou seja, 1,2 milhões de garrafas, cruzou o Atlântico com
destino às terras de Vera Cruz.

Alemanha (300 mil euros), Canadá (295 mil euros), Suíça (195 mil
euros), Suécia (170 mil euros) e Reino Unido (190 mil euros) são
outros dos países que vão estar na mira promocional dos Vinhos Verdes
ao longo de 2013, completando os sete mercados estratégicos
estabelecidos pela CVRVV.

Em 2012, mais de 30 por cento da produção de Vinho Verde foi consumida
nos mercados externos, o que aconteceu pela primeira vez na história
da região que, segundo o presidente da CVRVV, "assume definitivamente
uma vocação exportadora".

Para Manuel Pinheiro, as metas para 2013 "são, precisamente, apostar
nos mercados estratégicos do Vinho Verde", procurando reforçar a
presença em países como os EUA, a Alemanha, o Brasil, a Suíça, a
Suécia e o Reino Unidos, responsáveis por 80 por cento do investimento
em ações de promoção para este ano.

"Em equipa que ganha não se mexe, assim como não se deve mudar um rumo
que tem dado bons resultados nos últimos 10/12 anos", defendeu Manuel
Pinheiro, na apresentação do orçamento e plano de atividades
promocionais, para justificar a opção da CVRVV em não apostar em
nenhum novo destino, nomeadamente nos mercados emergentes, como, por
exemplo, a China.

O "maior orçamento de uma região vitivinícola portuguesa" vai permitir
levar a cabo, em 2013, um conjunto de ações promocionais nos mercados
interno e externo, bem como possibilitar a presença dos Vinhos Verdes
em alguns dos mais importantes certames mundiais do setor, como a
PROWEIN, na Alemanha, em março, ou a Mesa São Paulo, no Brasil, em
novembro.

Em Portugal, a CVRVV vai organizar a sexta edição do Concurso Vinhos
Verdes&Gastronomia, cuja entrega de prémios terá lugar no Palácio do
Freixo. Já o Palácio da Bolsa, também no Porto, vai receber a
cerimónia de entrega dos Melhores Verdes 2013, concurso que a CVRVV
promove há mais de 30 anos, com vista a distinguir os melhores vinhos
em cinco categorias.

Em 2011, os Vinhos Verdes exportaram 38 milhões de euros para 90
mercados externos, o que representa 15 milhões de litros, mais oito
por cento em relação ao período homólogo. Já em 2012, os dados
oficiais, referentes aos primeiros seis meses do ano, apontam para um
crescimento das exportações de sete por cento em valor (18,6 milhões
de euros) e de 12 em volume (oito milhões de litros).

O mercado que mais importa Vinho Verde continua a ser o dos EUA, que,
até junho do ano passado, havia já transacionado cinco milhões de
euros e 2,2 milhões de litros, mais 16 e 10 por cento, respetivamente,
do que em igual período de 2011.

fonte: mediana

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