domingo, 9 de fevereiro de 2014

Bombons de empresa de Arraiolos 'casam' bolota com chocolate

8 de Fevereiro, 2014

A bolota, que outrora "matou" a fome no Alentejo, é pouco utilizada hoje em dia na alimentação, mas está na base de uma receita de bombons de chocolate comercializados por uma empresa de Arraiolos, no Alentejo.
O Moinho de Pisões foi criado há cerca de seis meses para se dedicar à produção e venda de ervas aromáticas e de plantas alimentares, mas a abundância de bolota na propriedade fez Teresa Barrocas alterar os planos.

"Estamos num montado de sobro e azinho e temos imensa bolota", pelo que "pareceu-me interessante" apostar neste produto, "antes de mais porque tem proteínas, previne o cancro, faz bem à saúde e é recomendado para a alimentação", afirma a empresária.

Teresa Barrocas conta à agência Lusa que ainda experimentou confeccionar outros produtos, mas não obtiveram o sucesso desejado. Não desistiu e arriscou ao "casar" a bolota com o chocolate negro e o de leite.

"Este bombom é muito simples e é feito com elementos simples, mas, daquilo que foi descrito pelas pessoas que provaram, tem um toque refinado", realça, mostrando-se radiante com o êxito das vendas.

A empresária e agora pasteleira desvenda que "a bolota é partida ao meio, longitudinalmente, para se fazer a sua selecção, é cozida ao vapor e triturada", sendo depois utilizada a sua farinha para o recheio do bombom.

"O recheio leva água, açúcar, chocolate negro e a farinha de bolota e a cobertura é de chocolate de leite ou de chocolate negro", acrescenta.

Em "cima da mesa", adianta, está a possibilidade de desenvolver "novos produtos" com a bolota, "possivelmente bolachas, em que se relacione novamente o chocolate e a bolota".

"A bolota tem muito pouca utilização na alimentação humana", mas "tem utilidade na alimentação animal", refere Teresa Barrocas, defendendo que o produto deveria ser mais explorado porque existe em quantidade e qualidade em Portugal.

No mercado há pouco tempo, o bombom de bolota é vendido em quatro lojas de Évora e de Arraiolos, mas pode ser também comprado através da página na Internet da empresa.

Para além dos bombons, o Moinho de Pisões comercializa ervas aromáticas, certificadas biologicamente, em sacos de pano, como segurelha e lúcia-lima, entre outras.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário