terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O sector agro-florestal na linha da frente do novo Quadro Comunitário

PRODER

2014.2.7

Foram aprovados, em Janeiro, os primeiros 100 projetos de investimento financiados ao abrigo do chamado “regime de transição” para o próximo Programa de Desenvolvimento Rural. Este regime – pelo qual Portugal se bateu em Bruxelas – permite aos países em que os atuais programas se encontram esgotados, como é o caso do PRODER, aprovar desde já novos projetos, por conta do orçamento do próximo quadro comunitário, até à aprovação dos futuros programas.

Tal como foi publicitado, o PRODER acionou esta possibilidade logo no início de Janeiro, tendo começado a viabilizar projetos de investimento que tinham sido apresentados já depois de esgotadas as verbas, mas que foram mantidos “em carteira”. Deste primeiro conjunto de projetos, cujo financiamento foi agora aprovado, constam investimentos  agrícolas e agroindustriais, investimentos florestais, investimentos na área de inovação associada a produtos agrícolas e projetos de investimento associados à instalação de jovens agricultores.

A oportunidade criada por este “regime de transição” constitui a melhor forma do Estado corresponder à vontade e capacidade de investimento demonstrada pelo sector nos últimos anos, garantindo a continuidade no acesso ao financiamento comunitário, pelo que este processo de viabilização de investimentos que se encontravam em “lista de espera” continuará nos próximos meses. 

Sem comentários:

Enviar um comentário