segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Índice de preços da FAO desce apesar do aumento dos lacticínios

 07-02-2014 
 


 
O Índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) caiu em Janeiro. Pela primeira vez, em três meses, com uma descida de preços dos cereais, açúcar, óleos e carnes superior às subidas dos valores dos lacticínios.

O índice, com base nos preços de uma lista de produtos alimentares do comércio internacional, teve uma média de 203,4 pontos em Janeiro de 2014, com uma descida de 1,3 por cento em relação a Dezembro e cerca de 4,4 por cento abaixo dos valores registados em Janeiro do ano passado.

O economista da FAO, Abdolreza Abbassian, assinalou que esta descida de preços deve-se a uma abundância de abastecimento, «mas uma recuperação mais forte da procura, como um aumento no ritmo das importações da Ásia, que poderia vir a limitar esta baixa».

O açúcar e os óleos vegetais baixaram cerca de 5,6 e 3,8 por cento, respectivamente, enquanto as colheitas recorde de cereais impulsionam a diminuição de preços, que caíram 1,6 por cento em relação a Dezembro e até 23 por cento frente a Janeiro de 2013, incluindo os preços da carne, que assinalaram uma subida nos últimos meses, caem ligeiramente em Janeiro.

Michael Griffin, especialista da FAO, adianta que a «única notável excepção foi o aumento de preços dos lacticínios. O Índice da FAO para os valores destes produtos registou um aumento de 1,3 por cento em Janeiro, até um total de 267,7 pontos, devido, sobretudo, à grande procura, em especial da China, norte de África, Médio Oriente e da Federação Russa».

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário