domingo, 9 de fevereiro de 2014

O milho OGM 1507 da Pioneer deve vir a ser autorizado

Fevereiro 07
09:14
2014

A poucos dias da decisão final sobre a aprovação da cultura na Europa do milho OGM 1507 da Pioneer, que será votada no próximo Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros, na próxima terça-feira, cresce cada vez mais a convicção de que vai ser aprovado.

Como já noticiámos, se não houver uma maioria qualificada contra, no Conselho de Ministros, a Comissão Europeia autorizará o cultivo deste milho.

A França, feroz opositora desta situação, moveu todos os esforços diplomáticos no sentido de conseguir obter uma maioria qualificada de rejeição à autorização e a contagem de espingardas tem sido muito difícil, com grande equilíbrio entre o sim e o não.

O Agroinfo conseguiu apurar que o sentido de voto deve ser a favor da cultura, nos seguintes países:  Espanha,  Suécia,  Finlândia,  Estónia e  Reino Unido; contra, a Lituânia, a Hungria, Chipre, a Dinamarca, a Polónia, a França, a Eslovénia, a Áustria, a Bulgária, a Eslováquia, o Luxemburgo, a Letónia, a Itália e a Grécia; devem abster-se, a Irlanda, a Bélgica, a República Checa, Portugal, Malta e a Holanda.

Devemos referir que, neste caso, a abstenção conta na realidade como um voto a favor, pelo que a posição da Alemanha será decisiva para o desfecho deste processo, que já tem 8 anos.

Parecia que a França tinha conseguido convencer a Alemanha a votar contra, no entanto, últimas informações vão no sentido da abstenção deste país, devido a pressões no seio da coligação governamental. A confirmar-se a abstenção da Alemanha, não será obtida uma maioria qualificada contra, pelo que a Comissão deve proceder à autorização do cultivo do milho OGM 1507 da Pioneer.

Sem comentários:

Enviar um comentário