domingo, 9 de fevereiro de 2014

Câmara de Leiria vai implementar hortas biológicas

05/02/2014 - 12:26
 
HELENA COLAÇO SALAZAR
 
A Câmara de Leiria vai disponibilizar, a partir de Abril, de 83 talhões destinados à criação de hortas verdes, dedicados à agricultura biológica, para serem arrendados a preço simbólico pelos munícipes.

A iniciativa, que foi aprovada na última reunião do executivo, realizada na terça-feira à tarde, visa “promover a horticultura biológica, quer como actividade de lazer ou de subsistência” assim como promover o “autoconsumo de alimentos produzidos, diminuindo encargos e contribuindo para o equilíbrio das finanças familiares”, refere a autarquia, salientando, ainda, o incentivo a “hábitos de vida saudáveis” através do “contacto com a natureza e a prática de actividades ao ar livre”.

“Combater o stress e o sedentarismo” e “promover a manutenção de relações sociais e espírito de comunidade”, são outros dos objectivos.

“Pretendemos apoiar famílias que vivem num território vasto, que é o concelho de Leiria, mas em cuja zona urbana as parcelas de cultivo são raras”, refere Lino Pereira, vereador titular do pelouro dos Espaços Verdes, citado numa nota emitida pela Câmara.

O projecto é destinado a qualquer munícipe que não possua terreno próprio na sua área de residência e implica o pagamento de uma renda mensal de oito euros.

Após o primeiro ano de implementação, a autarquia procederá ao “cálculo médio das despesas realizadas com a conservação e manutenção do espaço” de forma a “reajustar o montante e estabelecer a renda mensal definitiva”, refere a edilidade.

A Câmara Municipal irá, também, ministrar uma formação inicial em agricultura biológica que será obrigatória para todos os utilizadores dos respectivos talhões.


Sem comentários:

Enviar um comentário