sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

"Necessitamos mais do que produzimos e produzimos menos do que importamos"


 
 
O X Congresso do Milho que hoje começou em Lisboa, no Hotel Altis, foi marcado pela presença de Cavaco Silva, o Presidente da República que se fez notar pela primeira vez neste encontro, que reúne mais de 600 produtores e entidades ligadas ao sector que representa a cultura arvense mais representativa, preenchendo 80% da produção de cereais em Portugal.
 
 
Nos últimos anos muitos têm sido os momentos em que, oportunamente, Cavaco Silva se pronuncia sobre questões ligadas à agricultura. Hoje a mensagem deixada foi de apoio e reconhecimento: "o milho apresenta-se hoje, mais do que nunca, como um setor agrícola estratégico da economia portuguesa, num momento em que o desenvolvimento da nossa agricultura e o equilíbrio da balança externa são objetivos nacionais claramente assumidos".
 
Para Luís Vasconcellos e Souza, Presidente Anpromis "a crescente importância que a agricultura tem vindo a adquirir, enquanto fator de criação de valor acrescentado na economia, é hoje uma realidade indiscutível. Este é um dos sectores que mais poderá contribuir para o crescimento de um país e para o equilíbrio da sua balança comercial. É fundamental valorizar o sector e fazer dele uma preocupação não apenas dos agricultores mas sim de toda a sociedade."
 
Esta é uma ideia que Cavaco Silva partilha justificando que "o equilíbrio da nossa balança comercial de produtos alimentares em 2020 é uma meta ambiciosa mas não impossível". Apelando ao aumento da produção acrescenta que "necessitamos mais do que produzimos e produzimos menos do que importamos".
 
"Os novos desafios que se colocam à agricultura mundial" foi um dos temas centrais, tendo sido lançado por Hélder Muteia, Representante da FAO em Portugal, números que revelam aquelas que poderão ser as necessidades futuras. Feitas as contas, em 2050 a população ascenderá a 9,2 mil milhões, o que, inevitavelmente, irá provocar uma procura para a qual não estamos preparados para responder. A produção agrícola terá de aumentar em 60% para responder à procura  de alimentos que andarão na ordem dos 3 mil milhões de toneladas de cereais e 470 milhões de toneladas de carne.
 
O segundo dia deste encontro conta, amanhã, com a representação do Governo Espanhol que, através do Secretario Geral do Ministério da Agricultura Espanhol, Carlos Cabanas Godino, trará a palco o debate em torno da "importância da agricultura de regadio no âmbito da nova Política Agrícola Comum". Nesta sessão em que é dada a conhecer, em primeira mão, quais as decisões nacionais tomadas pelos Governos português e espanhol, no âmbito da nova PAC.
 
Mais do que debater ideias e trocar experiências, este é um encontro que expressa as preocupações de todos aqueles que se movem no sector de produção de milho, constituindo assim uma oportunidade única no panorama agrícola nacional, para levar um conjunto de oradores nacionais e estrangeiros a discutir temas tão relevantes para nós como "a volatilidade dos mercados agrícolas" e a "semente enquanto fator de competitividade".
 
O X Congresso do Milho conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, sendo que o encerramento estará a cargo de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário