sábado, 14 de fevereiro de 2015

PCP volta a questionar ministério da agricultura sobre extinção da Casa do Douro

PCP
Grupo Parlamentar
 
 
O Grupo Parlamentar do PCP voltou esta semana a colocar os problemas da Casa do Douro em sede de audição do Ministério da Agricultura na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.
O PCP, lembrando que o Governo fala nos constrangimentos financeiros da Casa do Douro para justificar o seu extermínio, escondendo que diferentes governos criaram essas dificuldades e nunca cumpriram protocolos estabelecidos entre Casa do Douro e Governo sobre pagamento de dívidas, questionou a ministra sobre se tinha a certeza que queria avançar com um modelo que pode colocar o comércio (através de aliados seus) a representar a produção no Conselho Interprofissional do IVDP.
O Grupo Parlamentar do PCP voltou também a colocar o problema dos trabalhadores  da Casa do Douro, que continuam nos seus locais de trabalho, nomeadamente sobre o que o Governo fará para salvaguardar os postos de trabalho, até tendo em conta que a ACT diz que a sua entidade patronal (a Casa do Douro) não foi extinta, só perdeu o caracter público. O PCP afirmou que a resposta do Governo não pode ser a do Secretário de Estado da Agricultura que em anterior audição disse que oportunidades de trabalho não hão de faltar!
Sem assumir qualquer garantia da salvaguarda dos direitos dos trabalhadores, o Governo anunciou que irá realizar brevemente uma reunião com os trabalhadores privados da Casa do Douro. Estando evidente a trapalhada que o Governo criou com a sua obsessão de extinguir a Casa do Douro, este anúncio só demonstra que a insistência na questão dos trabalhadores, que tem sido abordada pelo PCP em todas as audições sobre a matéria, bem como a ação dos trabalhadores, valeu a pena.
A Casa do Douro é a última barreira dos pequenos viticultores face à gula das casas exportadores e ao fim do sistema de benefício, como alguns exportadores já reivindicam. A sua destruição ilustra bem que este é um Governo que está ao lado dos grandes interesses e contra os mais pequenos. E estas são razões que determinam que o Grupo Parlamentar do PCP continuará a acompanhar e a intervir sobre este problema, exigindo a manutenção do estatuto de entidade de direito público à Casa do Douro, bem como a devolução das competências que lhe foram roubadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário