terça-feira, 30 de junho de 2015

Copa-Cogeca pede medias de apoio aos agricultores


Jun 29, 2015Destaque Home, Notícias0Like

A União Europeia decidiu a 22 de Junho prolongar por seis meses, até ao final de Janeiro de 2016, as sanções à Rússia por este país continuar com acções militares na Ucrânia. Dois dias depois, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que vai prolongar por um ano o embargo aos alimentos perecíveis com origem na União Europeia.

Preocupada com este cenário a Copa-Cogeca, a organização que representa os agricultores e cooperativas agrícolas europeias, enviou uma carta à Comissão Europeia pedindo medidas de apoio para os agricultores europeus de frutas e legumes devido ao embargo russo.

O secretário-geral da Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, alertou que «a época de verão da fruta está a começar e este anúncio do presidente Putin pode provocar uma grande queda nos preços pagos aos produtores a não ser que sejam tomadas medidas».

Na missiva enviada para Bruxelas, a Copa-Cogeca exemplificou que há medidas que podem ser tomadas no imediato antes de os preços entrarem em colapso, tais como colheita em verde, distribuição em instituições e uso não alimentares. Pekka Pesonen relembrou que «o artigo 219 do número 1308/2013 da Regulação da União Europeia prevê a tomada de medidas excepcionais quando o mercado está em risco, como é o caso, para prevenir crises».

Pekka Pesonen concluiu que «os produtores estão muito preocupados com esta situação que é resultado de disputas políticas em que eles são as vítimas. Os produtores não devem pagar pelas consequências das decisões políticas. São urgentes medidas que ajudem a estabilizar o mercado e evitem rupturas».

Sem comentários:

Enviar um comentário