sábado, 4 de julho de 2015

América Latina e África lideram crescimento da produção agrícola na próxima década

03-07-2015 
 
 
Uma informação avançada pela OCDE-FAO indica que embora a expansão agrícola seja mais lenta durante a próxima década, com um menor crescimento em todas as regiões do mundo, a América latina e África vão liderar o crescimento global, com taxas anuais de 1,8 e 2,4 por cento, respectivamente.
 
O documento, "Perspectivas Agrícolas 2015-20124, publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), faz uma análise das perspectivas nacionais e globais dos mercados de matérias-primas agrícolas durante os próximos dez anos e destaca o facto da América Latina e Caribe manterem a liderança na expansão da agricultura global, devido a melhores rendimentos e expansão da área agrícola.
 
A nível global, apesar de uma forte procura, as possibilidades de expandir a produção agrícola vêem-se constrangidas por factores como as limitações à expansão de terras agrícolas, preocupações ambientais e alterações politicas.
 
Em contraste, as limitações em termos de terras e recursos naturais são menores na América Latina e Caribe, o que vai permitir um maior crescimento produtivo em consequência da expansão da área agrícola e melhores níveis de rendimento das culturas.
As oleaginosas e os cereais secundários já predominam em termos de utilização da terra na América Latina e Caribe e em reposta à grande procura de farinhas provenientes de oleaginosas, a área dedicada a estas culturas crescerá em média 1,2 por cento anualmente durante a próxima década.
 
No entanto, perante um cenário de maior proporção de área adicional com culturas oleaginosas, esta ampliação não será à custa de outras principais culturas, tendo em conta que a área plantada de cereais secundários também vai crescer 0,7 por cento ao ano, enquanto a área dedicada ao trigo passara por um crescimento anual de 0,6 por cento entre 2015 e 2014.
 
Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário