sábado, 4 de julho de 2015

Observatório do Mercado do Leite não prevê melhorias até 2016

03-07-2015 
 

 
Em Maio, é provável que o preço do leite baixe 0,3 cêntimos o quilo em relação a Abril e chegue a 31 cêntimos o quilo, um valor seis por cento inferior à média dos últimos cinco anos.

Segundo uma informação do Observatório do Mercado do Leite, apenas em Portugal, Chipre e no Reino Unidos regista-se um preço superior à média dos últimos cinco anos, enquanto as maiores reduções ocorreram nos Estados Bálticos, Bélgica e na Hungria.

A queda de preços do leite deve-se ao aumento da produção. Nos primeiros quatro meses de 2015, 12 países da União Europeia (UE) aumentaram a sua produção em relação ao mesmo período do ano anterior, com alguns países a assinalarem crescimentos significativos, sobretudo em Abril, como a Irlanda, com mais 15 por cento em Abril de 2015 frente ao mesmo mês em 2014. E a Polónia com uma subida de quatro por cento.

As previsões para 2015 indicam que as entregas de leite da UE aumentem, a nível global, cerca de 0,9 por cento em relação às de 2014, um valor calculado tendo em conta que no primeiro trimestre do ano, as entregas desceram 1,2 por cento devido à pressão das quotas, que em Abril e Maio foi avaliado em 1,8 por cento e para o período compreendido entre Junho e Dezembro de 2015 espera-se que a produção cresça cerca de 1,6 por cento. As boas condições de forragem, a ausência de quota se o aumento de animais são os factores que favoreceram o aumento apesar dos maus preços do leite.

Quanto às existências de lacticínios na UE, o exame realizado pelo Observatório confirma u excesso de leite desnatado em pó no mês de Março, o qual poderia continuar em Abril, Maio e Junho, com valores normais de manteiga e ligeiramente altos de queijo.

As margens dos pecuários desceram, não apenas devido aos preços baixos mas também ao aumento dos custos de produção, o que tem vindo a provocar problemas de liquidez, em particular nas grandes explorações. O observatório não vê sinais de melhoria até 2016, a não ser que uma meteorologia desfavorável reduza a produção, já que na sua opinião é necessário uma correcção da oferta.

A Comissão Europeia tem insistido, em todas as reuniões, que faz um seguimento contínuo de avaliação do sector do leite de forma a poder actuar quando necessário.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário