quinta-feira, 2 de julho de 2015

Preços dos produtos agrícolas vão descer nos próximos 10 anos, antecipam OCDE e FAO


Os preços internacionais de alimentos (bens agrícolas) devem recuar em termos reais na próxima década, pressionados pela maior produtividade nas principais regiões produtoras e pela desaceleração da procura global, antecipam previsões da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e da Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) publicadas nesta quarta-feira.

De acordo com o relatório de 'Perspectivas para a Agricultura 2015-2024', apesar da projeção de queda, os preços ainda devem manter-se acima dos reportados no no período 2007-2008.

O recuo das cotações do petróleo é outro fator a contribuir para a queda prevista nos preços de alimentos, uma vez que reduz os custos de energia e dos fertilizantes. Além disso, o combustível fóssil mais barato limita os incentivos à produção de biocombustíveis.

Nos últimos anos, colheitas volumosas em importantes regiões produtoras restabeleceram os níveis de stocks, o que também pesou sobre as cotações agrícolas. A maior produtividade e menor custo de produção, num contexto de procura enfraquecida, devem elevar ainda mais o volume armazenado, prevê o relatório.

Sem comentários:

Enviar um comentário