sábado, 4 de julho de 2015

OCDE e FAO esperam mais produção e preços mais baixos na próxima década


por Ana Rita Costa
3 de Julho - 2015
 
O alto rendimento das culturas, uma maior produtividade e um crescimento mais lento da procura mundial podem contribuir para um declínio gradual dos preços reais dos produtos agrícolas na próxima década. Esta é a expectativa da OCDE e da FAO, que acreditam que ainda assim, "os preços irão provavelmente manter-se em níveis acima dos praticados no início do século XXI."

As conclusões constam do relatório Perspetivas Agrícolas produzido pela OCDE e pela FAO, que indica que os baixos preços do petróleo "irão contribuir para uma descida dos preços dos alimentos forçada por menores custos de energia e de fertilizantes e um menor incentivo para a produção de biocombustíveis de primeira geração fabricados a partir de cultivos alimentares."

O relatório Perspetivas Agrícolas 2015-2024 projeta que o mercado agrícola cresça a um ritmo mais lento que na década passada, enquanto a proporção global de produção agrícola e o consumo se mantêm estabilizados. Este relatório aponta para uma crescente concentração da exportação de produtos agrícolas básicos entre alguns países exportadores, juntamente com uma dispersão das importações num número cada vez maior de países.

"O crescente papel de um grupo relativamente pequeno de países no abastecimento dos mercados globais com produtos básicos pode aumentar os riscos do mercado, incluindo aqueles associados a desastres naturais ou à adoção de medidas comerciais contraproducentes", explica ainda.

Esperam-se ainda grandes alterações na procura nos países em desenvolvimento, onde o crescimento da população, o aumento dos rendimentos per capita e a urbanização irão aumentar a procura por alimentos, de acordo com o relatório. O aumento dos rendimentos continuará a incentivar os consumidores a diversificar as suas dietas, nomeadamente aumentando o consumo de proteína animal em relação aos amidos. Como resultado, é esperado que os preços da carne e dos lacticínios sejam altos relativamente aos custos das culturas. De entre as culturas, os preços dos cereais secundários e das oleaginosas, usados na alimentação animal, devem subir relativamente aos preços dos alimentos básicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário