sábado, 4 de julho de 2015

Copa-Cogeca elege novo presidente do grupo de trabalho "Ovinos"

03-07-2015 
 
 
O grupo de trabalho "Ovinos" do Copa-Cogeca elegeu Charles Sercombe como seu novo presidente, o qual alertou para a urgência de uma nova estratégia a médio prazo que permita melhorar a situação de baixos rendimentos do sector.
 
Charles Sercombe destacou que «este ano os preços da carne de ovino em toda a União Europeia são inferiores aos do ano anterior e o consumo estagna ou diminui e os custos de produção também aumentam». Contudo, a produção de carne de ovino é importante para as economias das zonas rurais da União Europeia (UE) onde, muitas vezes, faltam alternativa de emprego. Esta produção também ajuda a manter a biodiversidade e a carne de ovino é um alimento de alto valor nutritivo, pelo que é necessária uma estratégia a longo prazo com acções concretas de forma a fazer rente aos desafios a curto, médio e longo prazo e que garantam a viabilidade do sector no futuro, disse o novo presidente do grupo de trabalho.
 
Em particular, deve-se fazer uma abordagem à transparência do mercado em benefício de todos os actores da cadeia de fornecimento da carne de ovino e conseguir uma melhor harmonização da comunicação de preços para que os países possam trocar informação, garantir o funcionamento da Política Agrícola Comum (PAC) e fazer frente aos desafios futuros para o sector ovino como, por exemplo, controlar as doenças emergentes nas fronteiras da União Europeia que têm um impacto sobre o sector e criar uma visão estratégica a médio prazo.
 
Fonte: Copa-Cogeca

Sem comentários:

Enviar um comentário