sábado, 4 de julho de 2015

Relatório sobre as práticas comerciais da grande distribuição só para o ano

Julho 02
11:02
2015

A Comissão deverá publicar, no primeiro semestre de 2016, um relatório de avaliação sobre as práticas comerciais desleais praticadas na cadeia alimentar e que esmagam os produtores.

Este anúncio foi feito por Phil Hogan, numa altura em que crescem as previsões europeias para que a Comissão produza legislação para evitar este tipo de práticas e dar mais força aos produtores, nas suas relações negociais.

Phil Hogan afirmou que este relatório vai preparar terreno para a sua colega Elżbieta Bieńkowska (mercado interno e indústria), que vai liderar todo o processo.

Os resultados do Fórum de Alto Nível da Cadeia Alimentar de 2013 apontaram para acordos voluntários ao nível da cadeia, os resultados foram quase nulos.

Apesar de existirem vários contractos directos dos produtores com a grande distribuição, o COPA-COGECA insiste que as relações contratuais devem ser definidas por legislação comunitária, única maneira de defender os produtores.

A Comissária polaca Elżbieta Bieńkowska congratulou-se com a renovação do mandato do Fórum de Alto Nível da Cadeia Alimentar por mais cinco anos, pois considera muito importante que existam acordos voluntários entre os intervenientes.

Para a produção, isto é fazer arrastar o problema, com a Comissão a não querer tomar uma posição firme, permitindo que a grande distribuição continue a esmagar a pequena e média produção agrícola.


Sem comentários:

Enviar um comentário