quinta-feira, 2 de julho de 2015

Variedade de trigo geneticamente modificado falha objetivos



 01 Julho 2015, quarta-feira  Cerealicultura
trigo

Uma variedade de trigo geneticamente modificado criada para repelir os insetos não obteve resultados satisfatórios nos seus primeiros testes de campo, um problema e possível atraso para as perspetivas de melhoria vegetal e para a redução de uso de fitofarmacêuticos.
Os investigadores do grupo de estudos Rothamsted, no Reino Unido, anunciaram o resultado de um projeto controverso de cinco anos para criar uma variedade geneticamente modificada de trigo capaz de repelir afídeos.
«Se os resultados fossem confirmados, esta seria a primeira variedade do cereal criada capaz de repelir insetos, uma prova importante para o conceito de melhoria vegetal», salientam os investigadores.
E acrescentam que, «apesar dos promissores testes em laboratório, o trigo modificado falhou no seu primeiro teste de campo, apresentando um desempenho similar à variedade convencional».
«Se a pesquisa obtivesse sucesso, os agricultores poderiam reduzir o uso de inseticidas, o que traria benefícios para o meio ambiente», concluem.  

Sem comentários:

Enviar um comentário