quinta-feira, 2 de julho de 2015

Ministra justifica posição portuguesa sobre o leite nos Açores

Julho 02
11:05
2015

A Ministra da Agricultura e do Mar afirmou ontem, em Angra do Heroísmo, que Portugal tem apresentado propostas concretas em Bruxelas, de modo a defender o sector leiteiro.

Depois de se ter batido contra o fim das quotas, agora defende uma maior regulação no cenário actual de pós quotas, pois esta situação é irreversível.

Na sua proposta, a Ministra gostaria de ter mais apoios quando os preços começassem a cair e indicadores de referência por país, que lhes permitisse retirar leite do mercado quando os preços descessem abaixo do valor de referência, de modo a aliviar o mercado.

Contudo, não é possível para os produtores estarem só numa posição de esperar por medidas de apoio, é preciso que o sector reaja, de modo a se modernizar e também inovar, procurando novos produtos a partir do leite, que possam ter mais valor acrescentado.

Um dos pontos importantes é a criação de uma marca ligada à natureza, que é própria dos Açores.

O governo português tem feito um grande trabalho na procura de abrir novos mercados de exportação e a visita da Ministra serve para mostrar a preocupação pela situação nos Açores e, também, para escutar a opinião dos agricultores.

Sem comentários:

Enviar um comentário