sábado, 12 de dezembro de 2015

Cimeira de Paris – Emissão de gases não pode pôr em causa a segurança alimentar

Dezembro 11
11:56
2015

Fazer inverter a curva de crescimento das temperaturas a nível mundial não pode pôr em causa a produção e distribuição de alimentos, isto de acordo com o último rascunho do documento final, que deverá sair da Cimeira do clima, que está a decorrer em Paris.

Este documento, que já tem uma redução de 43 para 29 páginas em relação ao primeiro rascunho, cria uma ligação directa entre as emissões de gases a efeito de estufa e a necessidade de utilizar as melhores práticas científicas, em desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar.

Este documento difere bastante do inicial e já tem a crítica das ONG's, que consideram que os países desenvolvidos podem vir a utilizar a segurança alimentar para não reduzirem, como devem, as emissões.

Parece existir um consenso entre os 196 países, no sentido de haver uma melhor gestão das florestas, evitar as desflorestações e referenciar os stocks de carbono dos países emergentes.

Ainda não existe, no entanto, entendimento sobre várias matérias, como, por exemplo, de limitar o aumento da temperatura a 1,5º, ou 2º e, sobretudo, de que maneira se irá financiar os países com mais dificuldades económicas por respeitarem um futuro acordo.

Continua, ainda, o cepticismo sobre a China, existindo grandes reticências em como as autoridades vão impor medidas de redução de emissões de gases com efeito de estufa.

Sem comentários:

Enviar um comentário