domingo, 6 de dezembro de 2015

Críticas ao parecer da EFSA sobre o glifosato

Dezembro 03
13:22
2015

A autorização da comercialização do glifosato termina em 31 de Dezembro, tendo sido provisoriamente prorrogada até 30 de Junho de 2016.

Esta situação de renovação é normal para os produtos fitossanitários, no entanto, para o glifosato a situação foi diferente, a partir do momento em que a International Agency for Research on Cancer (IARC) divulgou um comunicado, onde o glifosato era associado ao aumento do cancro.

Este relatório levou a que a Comissão pedisse uma avaliação científica por parte da European Food Safety Authority (EFSA). Este estudo foi realizado e o resultado foi completamente diferente do IARC, pois considerou que não existe qualquer ligação do glifosato ao cancro.

Neste momento, registou-se um movimento de crítica de alguns eurodeputados em relação à avaliação da EFSA, tendo mesmo chegado ao ponto de pedir à EFSA que defina em que moldes e sobre que bases científicas é que o estudo foi feito. Esta posição dos eurodeputados foi também subscrita por 90 cientistas.

A reacção do Presidente da EFSA, Bernhard Url, não se fez esperar e a explicação dada é que os métodos usados não são os mesmos da IARC, mas respondem a todos os mais altos padrões científicos e são reconhecidos há décadas pela sociedade científica. Criticou, por seu lado, que os estudos científicos sejam utilizados para fazer política.

Sem comentários:

Enviar um comentário