terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Crédito Agrícola voltou a premiar empreendedorismo e inovação


Dez 02, 2015

O grupo Crédito Agrícola recebeu 101 candidaturas na 2.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola. As áreas abrangidas foram agricultura, floresta e o mar, uma novidade nesta edição de 2015. No final, o júri seleccionou 11 projectos em cinco diferentes categorias.

Os vencedores foram conhecidos a 2 de Dezembro numa cerimónia em Lisboa. Contas feitas, o Crédito Agrícola atribui 32.500 euros entre vencedores e menções honrosas.

Na categoria Produção e Transformação o vencedor foi o projecto Mirabilis, que se dedica à produção, em ambiente de maternidade, de juvenis ou semente de ostra portuguesa. A menção honrosa foi atribuída à Ingredient Odissey, um projecto que se dedica à produção de insectos para alimentação animal.

A Ingredient Odissey voltaria a subir ao público por ser aquela que mais "gostos" e comentários recebeu na página da rede social Facebook do Crédito Agrícola. A entidade bancária partilhou vídeos sobre os finalistas e desafiou os seguidores a clicarem gosto e comentarem os vídeos.

Na categoria comercialização o vencedor foi o projecto de produção de batata-doce no sudoeste alentejano Atlantic Sun Farms. A Parda, construção de casas de apoio agrícola modelares, foi distinguida com a menção honrosa.

A Winove, uma tecnologia para análise multiparamétrica do vinho, arrecadou o prémio na categoria Inovação em Parceria. A menção honrosa foi atribuída à ProfiApple que está a aproveitar a casca de maçã e outros sólidos para uso em infusões.

Na categoria Jovem Empresário Rural o vencedor foi o projecto SmartBee, uma empresa que aposta na tecnologia para apoiar os apicultores no seu quotidiano, nomeadamente com recurso a sensores instalados nas colmeias que permitem a monitorização e a emitem alertas em caso de roubo.

A equipa da Genosuber subiu ao palco para receber a distinção na categoria Projecto de Elevado Potencial Promovido por Associado do Crédito Agrícola. Este trabalho visa identificar a sequência genética do sobreiro, assente em tecnologia de última geração.

No encerramento da cerimónia, Licínio Pina, presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central do Crédito Agrícola, sublinhou que o banco «está, como sempre esteve, disponível para apoiar os empresários na concretização dos seus projectos».

Saiba tudo sobre este tema na edição de Janeiro, número 159.

Sem comentários:

Enviar um comentário