domingo, 6 de dezembro de 2015

Sever do Vouga comemora com gala os 25 anos da chegada do mirtilo

04-12-2015 

 
Sever do Vouga festeja a 12 de Dezembro as bodas de prata do mirtilo, cultura introduzida há 25 anos por uma fundação holandesa em terrenos de uma instituição de solidariedade que hoje conta com centenas de produtores.

A data vai ser assinalada dia 12, pelas 21:30 horas, com uma gala no Centro das Artes e do Espectáculo de Sever do Vouga, em que irão ser recordados os primeiros passos do mirtilo em Portugal, através de testemunhos dos primeiros produtores que em Sever do Vouga se lançaram na aventura da produção de mirtilos, em 1990.

O mirtilo foi introduzido em Portugal, no concelho de Sever do Vouga, em 1990 pela mão de técnicos holandeses da Fundação Lockorn. Nesse ano foram feitas experiências nos concelhos de Sever do Vouga e Trancoso, no sentido de determinar se possuíam as condições indicadas para a produção do mirtilo.

O concelho de Sever do Vouga revelou condições ideais que, associadas às características do solo e do microclima, permitiam a produção precoce do mirtilo.

A primeira experiência piloto ocorreu nuns terrenos da Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, uma Instituição Particular de Solidariedade Social localizada na freguesia de Rocas do Vouga.

Pouco depois eram já 11 os produtores que se aventuraram nessa nova cultura, passando a 42 nos anos seguintes, estando atualmente a cultura do mirtilo espalhada de Norte a Sul do país.

No concelho de Sever do Vouga contam-se algumas centenas de produtores e o mirtilo e os produtos a ele associados são considerados um fator importante para a economia local e para o orçamento de muitas famílias.

Além do caráter festivo da gala, a iniciativa de assinalar as "bodas de prata" será uma ocasião «para ouvir os testemunhos de quem acreditou em novos caminhos para a agricultura de Sever do Vouga», em que a Câmara Municipal irá homenagear as entidades que estiveram na origem da produção do mirtilo em Sever do Vouga.

Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário