sábado, 12 de dezembro de 2015

UE: Quatro possíveis cenários agrícolas em 2025

 11-12-2015 

 
Nos últimos quatro anos verificou-se uma concentração da agricultura, com diminuição do número de explorações mas com aumento da superfície, enquanto a área cultivada total não passou por grandes mudanças, segundo a União Europeia.

A incógnita é o que trará o futuro. Um estudo apresentado em França e elaborado pelo Conselho Geral de Agricultura e Alimentação, que é um órgão assessor do Ministério da Agricultura francês apresenta quatro possíveis cenários das explorações agrícolas em 2025. Uma primeira tendência é a chamada "Agricultura herdada", constituída por explorações de tipo familiar que têm que se adaptar à actualidade e à vida dura de agricultor; a segunda é a "Agricultura de contratualização, formada por explorações que adoptam a fórmula do contrato para se protegerem contra as flutuações de mercado.

A terceira tendência é a "Agricultura de empresa". Trata-se de explorações que recorrem a capital externo e a novas tecnologias. Os agricultores são substituídos por executivos e a quarta propensão é a denominada "Agricultura territorial", na qual o desenvolvimento rural e o ambiente têm um grande peso. São explorações com pluriactividade para permitir um desenvolvimento territorial das zonas com desvantagens naturais.

Fonte: Agrodigital

Sem comentários:

Enviar um comentário