domingo, 6 de dezembro de 2015

Suinicultores pedem aos portugueses que apoiem produção nacional


LUSA 05/12/2015 - 18:20
Cerca de 200 profissionais do sector protestaram em Lisboa.


Cerca de 200 suinicultores juntaram-se frente ao Pavilhão de Portugal, em Lisboa, para chamar a atenção da opinião pública para crise que atravessa o sector e pedir que consuma carne nacional.

Segundo João Correia, um dos promotores da iniciativa, Portugal é deficitário na produção da carne de porco, mas os suinicultores têm dificuldade em escoar o produto.

O suinicultor queixou-se também do baixo preço que é pago aos produtores, explicando que os custos de produção ascendem actualmente a 1,50 euros por quilo enquanto esse mesmo quilo é vendido a um euro.

A situação é de tal forma dramática, alertou, que se corre o risco de ter de fechar 40% da produção nacional dentro de dois meses. Os suinicultores querem por isso chamar a atenção dos consumidores para "comerem o que é nosso" e pediram mais atenção a rotulagem.

Questionado sobre o que espera do trabalho do novo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, João Correia considera que se trata de uma pessoa muito preocupada e espera que obrigue a cumprir a rotulagem que entrou em vigor em Abril para identificar a carne de porco.

Alguns suinicultores dizem que nem todas as grandes superfícies estão a cumprir esta obrigação e revoltaram-se com o facto de ser sempre a carne de porco a servir de chamariz para as promoções. "É uma vergonha o que fazem à carne de porco portuguesa", indignou-se João Correia.

Depois da concentração, os suinicultores, que envergavam t-shirts com um desenho de um porco e o apelo "Coma o que é nosso", dirigiram-se ao hipermercado do Centro Comercial Vasco da Gama para fazer uma acção de sensibilização junto da população. No hipermercado compraram embalagens de carne de porco para mostrar à população que, quer em termos de preço ou de qualidade, vale a pena comprar a carne de porco nacional.

Estão registados em Portugal cerca de quatro mil suinicultores industriais, havendo no total quase 14 mil explorações.

Sem comentários:

Enviar um comentário