quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Preço do leite deve manter-se

Apesar da indústria estar "espremida até ao limite", diz a ANIL
O leite é um dos produtos que deve manter o mesmo preço em 2012, para
travar a retracção do consumo, apesar do aumento dos custos estar a
"espremer" produtores e industriais até ao limite, segundo a ANIL.
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O secretário-geral da Associação Nacional dos Industriais de
Lacticínios (ANIL), Pedro Pimentel, disse à Lusa que os custos de
produção se agravaram já em 2011, sem que tenha havido repercussão no
preço de venda à grande distribuição, devido ao impacto no consumo.
"As empresas têm uma preocupação muito clara: conter qualquer aumento
de custos. As grandes superfícies estão a ser muito exigentes com os
seus fornecedores e a possibilidade de haver aumentos é muito
reduzida, pelo menos no primeiro trimestre", afirmou.

Pedro Pimentel adiantou que, apesar do leite não ter sofrido um
aumento do IVA, a indústria tem sido penalizada com custos fiscais
indirectos como, por exemplo, a introdução de portagens nas ex-SCUT
que fez subir o preço dos transportes no interior do país.
Mas a conjuntura negativa de evolução do consumo impede grandes
mexidas nos preços. "Sentimos a retracção do consumo, em volume, mas
sobretudo em valor", declarou Pedro Pimentel, acrescentado que a
quebra ronda um por cento para o conjunto dos produtos lácteos.
Os produtos de valor acrescentado, como os leites enriquecidos,
iogurtes e queijo de gama mais alta têm sido os mais atingidos, além
dos consumidores serem cada vez mais atraídos pelas marcas próprias.
"Muitas nem sequer são produzidas cá", observou o presidente da ANIL,
lembrando que o que está em causa são políticas comerciais.
"Quem marca o preço é o fabricante. A diferença de preços entre os
produtos com marca do distribuidor e as marcas comerciais no armazém é
uma e quando aparecem na prateleira é outra. Os consumidores têm a
percepção que é muito mais barato, mas às vezes é diferença é nula",
sublinhou o mesmo responsável.
Pedro Pimentel adiantou que a crise também é sentida na grande
distribuição, que controla 85 por cento das vendas do leite, e que os
hipermercados vão prosseguir uma "estratégia de comunicar o baixo
preço", que implica "espremer toda a cadeia até ao limite".
Um litro de leite de uma marca comercial custa entre 54 a 59 cêntimos,
enquanto a marca do distribuidor custa entre 47 e 52 cêntimos. A
matéria-prima é paga a cerca de 32 cêntimos aos produtores.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/preco-do-leite-deve-manter-se

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