quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Syngenta leva soluções inovadoras à Agroglobal

11/9/2012

A Syngenta é parceira dos agricultores portugueses no desenvolvimento
da cultura dos cereais, através de projectos pioneiros a nível
europeu, como o sudExpand, no milho, ou o Malting Up, na cevada para
fabrico de malte.
A sustentabilidade da agricultura está no topo das prioridades da
Syngenta. Iniciativas como o Operation Pollinator, que contribui para
aumentar a população de insectos polinizadores, ou o Héliosec®, que
ajuda a minimizar a contaminação dos solos e dos cursos de água por
restos de caldas, demonstram o nosso compromisso com o ambiente.
A Syngenta associou-se à Agroglobal- Feira do Milho e das Grandes
Culturas, que decorreu a 5 e 6 de Setembro, em Valada do Ribatejo, no
concelho do Cartaxo. «A Agroglobal correspondeu às nossas expectativas
e creio que atingiu o nível de um evento nacional e profissional,
superando o propósito inicial com que foi criada, apenas para as
culturas extensivas e com carácter regional. A feira foi altamente
dinamizada, tanto pela organização, como por todos os participantes.
Em linha com a solicitação da organização, a Syngenta teve um espaço
dedicado à mostra e prova de vinhos, que foi bastante reconhecido e
teve um balanço muito positivo da parte das casas agrícolas que se
associaram connosco para mostrar os seus vinhos», afirma Maria do
Carmo Pereira, responsável de marketing Syngenta em Portugal.
Num original stand com 400m2 a Syngenta apresentou projectos cuja
inovação vai além dos produtos, gerando valor para todos os
intervenientes na cadeia. O espaço foi animado por uma mostra e provas
de vinhos produzidos em quintas parceiras da Syngenta, entre as quais
a Quinta Nossa Senhora do Carmo (Douro), a Quinta dos Ingleses
(Minho), Dão Sul (Dão), a Quinta da Alorna (Ribatejo), a Quinta do
Sanguinhal (Oeste) e a Quinta do Monte Barrão (Alentejo). Passaram
pelo stand da Syngenta várias centenas de visitantes.
«Destacámo-nos da concorrência pela originalidade do nosso stand,
reflectindo a nossa forma de estar no mercado - pensar como um
agricultor -, com todas as linhas de negócio integradas numa só
equipa. Portugal é um dos países da Europa onde a cultura do milho
está mais avançada tecnicamente e esse ambiente respira-se nesta
feira, nota-se o profissionalismo do sector», testemunha Esteban
Colombo, responsável de marketing para a cultura do milho na Península
Ibérica.
Apesar das adversidades climáticas que fizeram de 2012 o pior ano de
produção de cereal em Portugal desde 2005, a Syngenta acredita que com
melhores práticas e melhores ferramentas é possível minimizar o
impacto de acontecimentos como os deste ano. E é por isso que
assumimos a cultura dos cereais como estratégica na agricultura
nacional e estamos a dar o nosso contributo através de projectos como
o sudExpand.

sudExpand
O sudExpand é uma iniciativa da Syngenta, em parceria com alguns dos
principais produtores nacionais de milho, que visa contribuir para o
desenvolvimento da cultura na região do sudeste alentejano e que
posiciona a Syngenta como especialista nesta cultura, graças à sua
solução integrada para o produtor de milho. A área de ensaios do
sudExpand abrange 43 hectares no Alentejo, cuja produtividade superou
as 19 t/hectare em 2011, bem acima da média nacional.
«Após um primeiro ano em que a oferta Syngenta esteve a um nível mais
elementar, consolidamos agora o sudExpand como uma solução integrada
para a cultura do milho, introduzindo novas variedades, entre as quais
o SY Radioso® e o SY Inove®, com diferentes densidades de sementeira e
uma estratégia de protecção da cultura ancorada no novo herbicida
Lumax», afirma Maria do Carmo Pereira, responsável de marketing
Syngenta em Portugal.
A introdução de tecnologias mais amigas do ambiente é uma das linhas
de acção do sudExpand. Exemplo disso é o campo de ensaios em Cuba, no
Alentejo, onde o milho foi instalado com um sistema de rega
gota-a-gota com fita, inovador nesta região para a cultura. A rega com
fita é uma alternativa em áreas em que não é possível instalar pivots,
permite poupar água e requer menos investimento inicial. Do ponto de
vista agronómico, reduz a possibilidade de emergência de infestantes
na entrelinha e aumenta eficiência da adubação.
A oferta integrada da Syngenta para a cultura do milho vai muito além
das sementes e dos agroquímicos, implicando um verdadeiro compromisso
da empresa com os agricultores nacionais. «A nossa visão é fornecer
uma solução completa ao agricultor, desde a sementeira à venda do
produto. Está, por exemplo, a ser testado em Portugal o Maïs Expert,
uma nova aplicação informática carregada com o perfil de crescimento
das variedades, ligada a estações meteorológicas implantadas em vários
pontos de Portugal, que permite dizer quando determinada variedade
atingirá a maturidade fisiológica ou quais as suas necessidades de
rega na parcela do agricultor. É alta tecnologia que contamos que
esteja afinada dentro de dois anos», revela Esteban Colombo.
«A falta de capacidade de financiamento aos agricultores tem sido a
maior barreira à execução de investimentos, mas começam agora a chegar
os primeiros sinais de abertura da banca portuguesa ao sector
agrícola. A Syngenta está muito atenta a esta conjuntura e disposta a
funcionar como parceira no desenvolvimento da cultura dos cereais em
Portugal, sendo disso exemplo o nosso projecto pioneiro MaltingUp»,
assegura Maria do Carmo Pereira.

MaltingUp

A Syngenta lançou, em colaboração com uma das mais importantes
empresas malteiras em Portugal, uma solução inovadora para a cultura
da cevada - o MaltingUp. Os agricultores que aderiram a este programa
tiveram este ano um benefício líquido de 86€ por hectare, num ano em
que o preço do cereal atingiu recordes mundiais. «Desta forma ainda
que tivessem baixas produções, os nossos clientes conseguiram alcançar
uma boa rentabilidade dos seus campos. É este tipo de colaborações
mais próximas do cliente e da indústria que assumimos como
prioritárias», afirma Madalena Albuquerque, responsável de marketing
Ibérica para cereais.
O programa MaltingUp nasce de uma necessidade manifestada pela
indústria cervejeira de aumentar a produção de cevada em Portugal,
evitando as importações de matéria-prima. Seguindo as recomendações da
indústria, com os herbicidas e fungicidas Syngenta e usando as
variedades Syngenta de cevada para malte (como a Pewter, a Publican, a
Chacha e a Charmai), os agricultores aumentam a produtividade e o
rendimento e respondem aos requisitos da indústria cervejeira.
No ano piloto do projecto MaltingUp estiveram envolvidos 15
agricultores e cerca de 500 hectares de cevada. «A nossa expectativa é
chegar aos 4.000 hectares nos próximos dois anos e, em última análise,
cobrir a totalidade da área de cevada contratada pela Maltiberica, à
volta de 7.000 hectares. Temos a intenção de expandir o programa
MaltingUp a indústrias cervejeiras em Espanha e de outros países da
Europa», explica Fernando Plaza, crop
solution manager cereais da Syngenta.
«É um programa inédito na cultura da cevada para malte. Pela primeira
vez está a ser dado acompanhamento técnico no campo aos agricultores,
que podem esclarecer todas as dúvidas sobre produtos, doses, momentos
de aplicação ou eficácia dos produtos junto dos técnicos da Syngenta»,
acrescenta António Stott, promotor Syngenta envolvido no projecto
MaltingUp.
«Entregar a um agricultor um serviço chave-na-mão como o MaltingUp,
com variedades, itinerário técnico, garantia de escoamento do produto
e um rendimento por hectare maximizado, é uma inovação num sector
tradicional como o dos cereais e está muito em linha com as
necessidades reais do sector agrícola», afirma Tiago Brandão,
administrador executivo da Maltibérica.

Soluções para culturas especializadas

No que se refere às designadas culturas especializadas, a Syngenta tem
vindo a desenvolver ferramentas de trabalho que ajudam o agricultor a
proteger as plantas e a aumentar a rentabilidade.
É o caso do Affirm®, um insecticida para combater a traça dos cachos e
a cigarrinha verde na vinha. O produto está homologado em Produção
Integrada da vinha em Portugal e conta com o aval de milhares de
viticultores satisfeitos em França, Itália, Espanha e agora também em
Portugal.
Brevemente chegarão ao mercado português dois novos produtos Syngenta
para protecção da vinha: o Luzindo®, um insecticida que controla em
simultâneo a traça, a cigarrinha verde e o cicadelídio da flavescência
dourada, e o Dynali®, um fungicida destinado ao controlo do Black Rot,
do oídio e do Rotbrenner. Esta última é uma doença causada por um
fungo (Pseudopeziza tracheiphyla) que ataca as folhas de videira,
causando desfolha precoce e quebras de rendimento das videiras. Os
primeiros ataques já surgiram na Bairrada.
Na cultura da batata, a novidade no portfolio Syngenta ensaiada com
sucesso é o produto Eforia®, um insecticida posicionado na fase final
da cultura, com o objectivo de reduzir a população de traça em campo.

Agricultura responsável

A definição e colocação em prática de técnicas de agricultura
responsável e sustentável é uma das prioridades da Syngenta.
O Operation Pollinator é um projecto da Syngenta que se encontra no
seu segundo ano de desenvolvimento em Portugal e está a decorrer em
cinco quintas em culturas representativas. Pretende fornecer o habitat
essencial para o aumento da população de insectos polinizadores nas
zonas agrícolas, uma vez que mais de 80% das culturas depende da
polinização efectuada por insectos. O Operation Pollinator consiste na
instalação de margens nos campos agrícolas com plantas adaptadas à
região e que sejam uma fonte contínua de pólen e néctar. Envolve a
promoção de práticas agrícolas favoráveis através da formação de
agricultores e técnicos.

Héliosec® e deflectores

No que respeita à utilização de sementes tratadas as boas práticas
passam por medidas simples mas eficazes na salvaguarda da protecção do
utilizador e do ambiente. Uma delas é o uso de deflectores em
semeadores pneumáticos para sementeira de sementes tratadas com alguns
insecticidas e fungicidas. Este equipamento, cujo uso é recomendado
pela lei portuguesa desde 2010, dirige o pó libertado durante a
sementeira para o solo, protegendo o utilizador da inalação de pós e
reduzindo a libertação de pó para as margens dos campos semeados. Para
responder à necessidade dos agricultores a Syngenta desenvolveu o seu
próprio deflector adaptável às principais marcas e modelos de
semeadores.
A gestão dos restos de caldas de modo a minimizar os impactos no
ambiente é outra das preocupações dos agricultores a que a Syngenta
veio dar resposta com o Héliosec®.
Este dispositivo, criado pela Syngenta, funciona por desidratação
natural através do vento e do calor. Os restos de calda que ficam nos
tanques e as águas residuais de lavagem dos pulverizadores são
depositados no Héliosec®. Este é composto por um software de cálculo
de volumes de águas residuais geradas na exploração, escolha e
aconselhamento do local preferencial de instalação e ainda por um
tanque em polietileno com cobertura, que é montando sobre uma base de
cimento. O equipamento é fornecido sob a forma de kit, facilmente
montável. Originalmente desenvolvido pela Syngenta em França, recebeu
do Ministério do Ambiente francês autorização para utilização pelos
agricultores. Agora também disponível em Portugal.
A Syngenta é uma empresa líder mundial no negócio agrícola, com foco
nas sementes e protecção das culturas, tem 26.000 empregados em mais
de 90 países e investe anualmente 1 bilião de dólares em investigação
e desenvolvimento (I&D). Dedicada ao propósito de trazer para vida o
potencial das plantas, a Syngenta apresenta soluções globais adaptadas
à escala local, missão em que se empenha pensando como um agricultor.
O nosso compromisso é o aumento da produtividade agrícola, valorização
do mundo rural e redução do impacto ambiental, com a convicção de que
é possível produzir mais com menos.
Mais informações em: www.syngenta.pt

fonte: syngenta

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