sábado, 20 de outubro de 2012

Lavradores de Feitoria e Museu do Côa unem-se para criar e lançar nova marca de vinho

'Museu do Coa by Lavradores de Feitoria tinto 2009'


À venda em primeira mão no Museu do Côa a partir de hoje, dia 19 de Outubro
Cada garrafa tem um voucher que vale uma entrada no Museu do Côa
É o primeiro Museu, em Portugal, com uma marca própria de vinho

A Lavradores de Feitoria – projecto único no Douro que reúne 15
produtores, proprietários de 18 quintas distribuídas pelos melhores
terroirs do Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior – associou-se ao
Museu do Côa para, em parceria, lançarem uma nova marca de vinho.
'Museu do Coa by Lavradores de Feitoria' nasceu de uma conjugação de
vontades cujo resultado chega agora ao mercado materializado num tinto
de 2009.

Segundo Fernando Real, Presidente da Fundação Côa Parque, "este vinho
é fruto de uma iniciativa – a primeira de outras que se seguirão com
este ou outros players da região – com um significado muito especial
porque resulta de um conjunto de ideias partilhadas. Quem comprar
'Museu Coa by Lavradores de Feitoria' estará a alimentar o corpo e o
espírito.", isto porque cada garrafa tem um voucher que vale uma
entrada gratuita no Museu do Côa. Esta componente inovadora – e única
em Portugal – junta-se ao facto de ser o primeiro museu português com
uma marca de vinho própria.

Para Olga Martins, CEO da Lavradores de Feitoria, "este é mais um
passo para promovermos o Douro no seu todo e em parceria, algo que faz
parte da cultura da nossa empresa. Com esta iniciativa estamos a aliar
gastronomia com cultura, património e paisagem. Com o património vamos
promover o nosso vinho e com o vinho trazer pessoas a conhecerem o
Museu do Côa e o Douro".

O 'Museu do Coa by Lavradores de Feitoria tinto 2009' é um vinho com
características e perfil do Douro Superior: bastante frutado, com
taninos suaves e uma boa estrutura, o que lhe confere longevidade. É
feito com uvas das quintas que a Lavradores de Feitoria possui na
sub-região do Douro Superior (onde fica localizado o Museu do Côa),
juntando Touriga Nacional (70%), Tinta Roriz (20%) e 10% de uma
mistura de castas de uma parcela de Vinhas Velhas.

Estamos perante um tinto com uma cor intensa e profunda a vermelho
vivo. O aroma é intenso, exuberante e muito floral, apresentando notas
de esteva rodeada de frutos silvestres como cássis e menta, e algumas
notas de madeira muito bem integradas, finas e elegantes. No paladar,
a entrada é fresca e frutada; destaca-se a cereja, bem madura, e amora
silvestre, muito elegante. Macio e aveludado, apresenta taninos
suaves, muito bem equilibrados com a acidez, proporcionando-lhe
complexidade e longevidade. O final de boca é longo e muito saboroso.
Com um PVP recomendado de € 15,00, o 'Museu Coa by Lavradores de
Feitoria tinto 2009' pode ser adquirido no Museu do Côa (em primeira
mão a partir de hoje, dia 19 de Outubro, data em que tem início o 1.º
Festival do Vinho do Douro Superior), mas também em garrafeiras e
lojas seleccionadas em todo o país.

A rocha 6 da Penascosa e o rótulo 'Museu Coa by Lavradores de Feitoria'

A concepção gráfica do rótulo do 'Museu Coa by Lavradores de Feitoria'
foi inspirada numa das cabras materializada na rocha 6 da Penascosa,
sendo a cabra um dos quatro temas zoomórficos fundamentais mais
figurados na arte paleolítica do Côa – juntamente com o cavalo, o
auroque e os cervídeos.

A rocha 6 da Penascosa é um painel vertical xisto-gauváquico, com uma
superfície relativamente lisa, que guarda algumas gravuras da época
Gravettense (+/-25.000 - +/-18.000 anos antes do presente), o mais
antigo período da arte paleolítica do Côa. Dois cavalos e duas cabras
surgem aqui associados, gravados por picotagem profunda e sobrepostos
entre si. Há ainda um terceiro cavalo figurado mais à esquerda do
painel. Todas estas figuras estão representadas em perfil absoluto,
como que vogando num espaço etéreo, sem representação de solo. Embora
ao ar livre, a profundidade dos traços originais destas gravuras ainda
hoje permite a sua boa visualização.

fonte: Joana Pratas Comunicação

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