quarta-feira, 23 de julho de 2014

Alentejo lidera votação mundial para melhor região de vinhos a visitar


Por Luís J. Santos
22.07.2014

Em eleição promovida por portal de viagens do jornal "USA Today", a região alentejana é uma das 20 finalistas mundiais. Votação online até 4 de Agosto.
Celebrizado por votações populares online sobre os mais diversos tópicos ligados ao mundo das viagens, o 10Best.com, site do grupo do jornal "USA Today", tem agora no ar a escolha da melhor região para enoturismo.

Por Portugal, o Alentejo é o único candidato entre os 20 pré-seleccionados. E, à última contagem de votos, a região alentejana seguia à frente de portentos do enoturismo como a região de Champanhe na França, La Rioja na Espanha, Mendoza na Argentina, Piemonte na Itália, Mosela na Alemanha ou Napa Valley na Califórnia.

Mas, à excepção do Alentejo, estas regiões, apesar da sua dimensão mundial, nem surgem no top 5. Por obra e arte da escolha popular, a lista dos cinco primeiros estava, há momentos, organizada do seguinte modo: Alentejo (1), Okanagan Valley na Colúmbia Britânica (2), Maipo no Chile (3), Marlborough na Nova Zelândia (4) e Croácia (5). Saliente-se que o top é actualizado em tempo real, portanto, até ao final da votação, é vindima.

Para quem se surpreende com a ausência de outras grandes regiões portuguesas de vinhos na selecção - digamos, por exemplo, do Douro -, refira-se que não é um acaso nem por falta de conhecimento, antes opção dos dois especialistas em vinhos, colaboradores do "USA Today Travel" responsáveis pelas escolhas dos finalistas, Kerry Woolard e Frank Pulice.

"Quando se pensa em Portugal, a maior parte das pessoas pensa imediatamente no Douro", sublinha Woolard. "Mas rume a sul para o Alentejo e não ficará desapontado. Adegas boutique, hotéis de serviço completo, excelentes restaurantes e, claro, vinhos formidáveis", escreve a especialista, lembrando que a região é "mais conhecida pelos seus vinhos tintos robustos". No global, conclui, o Alentejo é "uma grande experiência enoturística".

Ainda este ano, no mesmo portal de viagens, Portugal conseguiu uma grande vitória popular sendo eleito como o melhor país da Europa. Além do destaque no site 10best, os resultados das votações são também promovidos na secção de viagens do "USA Today".

A votação para melhor região de enoturismo decorre online até 4 de Agosto e toda a gente pode votar -  "um voto por dia por categoria", especificam. Para votar siga para www.10best.com/awards/travel/best-wine-region-to-visit

Sem comentários:

Enviar um comentário