terça-feira, 22 de julho de 2014

Governo não garante centro de competências do azeite em Mirandela


O secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar afirmou, em Bragança, que o Governo não tomará a iniciativa de instalar em Mirandela o Centro Nacional de Competências do Azeite que o próprio governante tinha anunciado, em Março.

Nuno Vieira e Brito falava aos jornalistas à margem da cerimónia da assinatura do acordo para a criação um outro equipamento do género, que ficará instalado em Bragança, vocacionado para os frutos secos e integrado na nova rede nacional de centros de competências em diversos sectores agrícolas.

Antes mesmo de ser conhecida a localização deste centro em Bragança, o governante tinha anunciado, em Março, em Mirandela que era intenção do Governo instalar naquela cidade transmontana o Centro Nacional de Competências do Azeite, garantia que surgiu na sequência da polémica em torno do encerramento do Laboratório de apoio à actividade agropecuária e a transferência das análises de sanidade animal para a zona do Porto.

Questionado hoje, em Bragança, sobre este processo, o secretário de Estado rejeitou que se associe a questão do laboratório ao centro de competências e afirmou que a sua instalação em Mirandela não depende do Governo, mas dos parceiros locais.

"Nós não estamos preocupados muito com isso, nós estamos preocupados mais que sob o ponto de vista de entendimento se constitua a rede, o Ministério (da Agricultura) apenas facilita a construção da rede", declarou, referindo-se à nova rede nacional de centros de competências.

O governante vincou que "quando as associações se entenderem e se entenderem que é necessária a sua localização (em Mirandela)", o Governo estará disposto "a apoiá-las nesse sentido".

"Aquilo que nós entendemos é que de facto o Centro de Competências do Azeite terá de ser analisado com todos os parceiros do sector e que tenha de ser apresentado ao Ministério", afirmou.

Se for entendível, continuou, pelo sector que a melhor localização será ali, o Governo está "disposto necessariamente a analisar".

"Mas estamos à espera de, tal como aconteceu aqui em Bragança, em que as associações se juntaram, se dirigiram, com certeza que então o Ministério analisará o melhor sítio da localização", acrescentou.

Questionado se o Ministério está a analisar propostas de outras zonas do país, nomeadamente do Alentejo, a região maior produtora nacional de azeite, para a instalação deste centro, o secretário de Estado afirmou que lhe chegam "sempre muitas coisas", mas que "não existe nenhuma proposta de centro de competências no Alentejo".

Fonte:  Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário