quarta-feira, 23 de julho de 2014

CONFAGRI pede apoio do MAM para resolução do problema do mercado do pêssego

De acordo com o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE (Julho, 2014) estão previstos ganhos de produtividade de 35% para a cultura do pêssego, face à campanha de 2013, o que faz também prever um decréscimo dos preços de comercialização.

O decréscimo dos preços, está contudo a ser superior ao previsto por força da acumulação de pêssego nos mercados de Espanha, França e Itália, onde, por razões de natureza climática, se verificou uma sobreposição de calendários de comercialização nas principais regiões produtoras.

A forte concentração de pêssego nos mercados, um produto altamente perecível, está a conduzir ao aumento da tensão na fronteira entre Espanha e França, com a destruição de vários camiões oriundos de Espanha carregados de pêssego.

Em Portugal, o mercado encontra-se igualmente inundado, estando o pêssego acumulado a degradar-se em Cooperativas e Organizações de Produtores por falta de escoamento.

Os Ministérios da Agricultura de França, Itália e Espanha e, mais recentemente também da Grécia, já solicitaram à Comissão Europeia a aplicação de medidas excepcionais contra as perturbações verificadas no mercado, de acordo com o previsto no regulamento que estabelece a organização comum dos mercados dos produtos agrícolas.

A CONFAGRI reivindicou assim, junto do MAM, um acompanhamento urgente dos problemas do mercado nacional do pêssego, de modo a permitir a eventual aplicação de medidas por parte de Bruxelas, à semelhança do que está a ser realizado pelos restantes Estados-Membro produtores.

Sem comentários:

Enviar um comentário