quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cooperativas de lacticínios dos Açores confrontadas com desafio da consolidação

17-07-2014 
 

 
A consolidação e a eficiência são dois dos principais desafios com que se confrontam as dez cooperativas de lacticínios existentes nos Açores, segundo aponta um relatório sobre o sector feito pela comissão de Economia do parlamento açoriano.
 
«Neste momento, o que temos de fazer é consolidar as que temos, tentar melhorá-las e torná-las mais eficientes, de maneira a que o nosso produto seja de melhor qualidade», afirmou aos jornalistas o deputado socialista José Ávila, que coordenou o relatório "Momento actual e perspectivas futuras das Cooperativas de Lacticínios dos Açores".
 
O parlamentar socialista adiantou que aquilo que se pretende com o relatório, que será discutido no plenário de Setembro da Assembleia Legislativa da região, é que se faça estudos no sentido de conjugar todos os factores para que as cooperativas fiquem mais fortes.
 
Reconhecendo a existência de problemas nas cooperativas em S. Jorge, Pico e Flores, José Ávila manifestou ser importante que os agricultores acreditem nas suas cooperativas e trabalhem para entregar mais leite.
 
Segundo disse José Ávila, as situações mais faladas durante as visitas dos deputados tinham a ver com a necessidade de apoio técnico na área da gestão e comercialização, também na área da produção e um gasto excessivo de energia.
 
«É evidente que questões como marcas brancas, que são negociadas pelas grandes superfícies, têm influência muito grande na rentabilidade dessas empresas e nós achamos que a valorização da marca Açores poderá ser uma vantagem para o produto ser mais competitivo no mercado», referiu.
 
Fonte: Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário