domingo, 20 de julho de 2014

Operadores do sector dos cereais e oleaginosas exigem a importação de OGM


Julho 18
08:34
2014

As associações profissionais europeias FEFAC (fabricantes de alimentos compostos para animais), COCEREAL (importação e distribuição de cereais) e FEDIOL (comercialização e transformação de oleaginosas) pediram à Comissão a autorização urgente da importação de oito OGM's sob risco de virmos a ter a curto prazo uma ruptura de abastecimento, sobretudo de oleaginosas no mercado.

É urgente, segundo estas organizações, tomar estas medidas até ao final do mês de Julho, para garantir o aprovisionamento das fábricas de rações.

A União Europeia (UE) neste momento importa 75% da proteína vegetal que necessita para a alimentação animal e alguns OGM's que são autorizados noutros países não são ainda na UE e vão começar a ser colhidos em Outubro e virão a ser a única possibilidade de aprovisionar a UE de proteína vegetal.

Se existirem atrasos nas aprovações, vamos seguramente assistir a uma falta de oleaginosas no mercado, o que levará a um grave problema de alimentação animal, para não falar na especulação de preços que se seguirá.

As associações defendem que todos estes OGM's já foram considerados inofensivos pelas autoridades responsáveis europeias e que aguardem autorização desde 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário