sexta-feira, 25 de julho de 2014

Governo deve garantir escoamento e melhores preços à produção para leite, carne, batata, hortícolas e outras produções

Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro



É necessário controlar importações e manobras especulativas dos hipermercados

Há baixas de preços na Produção e falta de escoamento à produção regional e nacional de - Leite - Carne - Batata - Hortícolas - e noutras produções.

O leite baixou 4 cêntimos o litro, em dois meses. A Carne Bovina anda pelos 3 euros o quilo / carcaça. As Vacas já fora da produção leiteira têm que ser vendidas ao desbarato, quase sem preço no curral. Para a Batata, falam-nos em 5 ou 6 cêntimos o quilo o que, a manter-se, vai obrigar a nem sequer a arrancarmos da terra com enormes prejuízos para nós e para a Produção Regional I Nacional.

Mas, ao mesmo tempo, os Agricultores continuam a ter de pagar o gasóleo, a electricidade, as rações, os fertilizantes, os tratamentos, a Preços muito caros que os esmagam logo à partida.

Aumentam as importações sem controlo eficaz. O Governo, se quiser, pode aplicar "normas de qualidade" à maioria dessas importações e reduzi-Ias por essa via.

Os hipermercados continuam a aplicar uma autêntica "ditadura" comercial com importações de tudo e de mais alguma coisa, com imposição das suas marcas próprias (marcas "brancas") e de baixos preços à Produção Nacional - como acontece com o Leite - enquanto mantêm outros Preços altos e especulativos, ao Consumidor.

A Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro~ AlDA, protesta contra a falta de escoamento e as baixas de Preço à Produção Regional I Nacional.

É uma situação que urge fazer reverter e depressa I

ALDA reclama a melhoria dos Preços na Produção I

AlDA reclama à Ministra da Agricultura e ao Governo que se deixem da propaganda fácil em que se entretêm e tomem as medidas urgentes para controlar e fiscalizar as importações de Produtos Agro-Alimentares. Para apoiar a Produção Nacional e para garantir escoamento e melhores Preços à Produção, o que também passa pelo combate sem tréguas à "ditadura" comercial dos hipermercados e a certos circuitos de grandes intermediários.

O Governo tem que combater, sem hesitações, a especulação com os Preços da Electricidade, dos Combustíveis, das Rações, dos Herbicidas e dos Fertilizantes, e até a especulação com os juros do Crédito Bancário.

MINISTRA DA AGRICULTURA E GOVERNO ASSINARAM EM BRUXELAS O FIM DAS QUOTAS LEITEIRAS E AGORA QUEREM LAVAR AS MÃOS COMO PILATOS

o fim das Quotas Leiteiras, em 2015, foi assinado. em Bruxelas, pela Ministra da Agricultura e pelo Governo. Trata-se de urna má decisão política que ameaça acelerar o fim da maior parte dos Produtores Nacionais de Leite e que deve continuar a ser combatida por todos os envolvidos no Sector Leiteiro Nacional.

ALDA manifesta a sua disponibilidade para convergir nessa luta!

Os países que produzem excedentes e os maiores e mais intensivos produtores continuam a aumentar as suas Produções e a encharcar-ncs com Leite a baixo Preço, com as piores consequênclas para a Produção Nacional, como já se vê.

Entretanto, a Ministra da Agricultura e o Governo tentam lavar as mãos como Pilatos da situação e refugiam-se na propaganda em torno dos aumentos previstos - mas que não são suficientes - para alguns pagamentos da PAC - 2014 - 2020.

O Governo também deve pagar aos Produtores Pecuários e às OPP a comparticipação pública pela Sanidade Animal que está com vários meses de atraso.

ANULAÇÃO DAS NOVAS IMPOSiÇÕES FISCAIS

ALDA - e a CNA - continuam a reclamar a anulação das novas imposições fiscais sobre os pequenos e médios Agricultores.

Está para discussão na Assembleia da República a "Petição" aí apresentada pela CNA e Filiadas em que se pretende a anulação das novas imposições fiscais.

AlDA reclama a todos os Partidos Polfticos e aos Órgãos de Soberania que tenham na devida conta a "Petição" e que intervenham com o objectivo de serem anuladas as novas imposições fiscais.

Só assim se pode contribuir para a manutenção! em actividade produtiva, de muitos milhares de pequenos e médios Agricultores que produzem bons alimentos. a nível regional e a nível nacional.

24 de Julho - 2014

Os Agricultores concentrados em Aveiro

A AlDA - Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário