terça-feira, 15 de julho de 2014

Autoridades espanholas desmantelaram uma rede de fabrico e comercialização de produtos fitofarmacêuticos ilegais que operava em todo o país


14 de Julho de 2014


Os agentes de Seprona, da guarda civil de Castellón, desmantelaram uma rede criminosa que comercializava produtos fitofarmacêuticos adulterados, em diferentes províncias de Espanha. Nesta operação, que resultou de uma denúncia da Associação da Indústria Fitofarmacêutica Espanhola (AEPLA), foram apreendidas 32 toneladas de substâncias ativas e fitofarmacêuticos ilegais.
Após um ano de intensas investigações, a Guarda Civil deteve 13 pessoas e outras 10 foram acusadas de crimes, contra a saúde pública, contra propriedade industrial, falsificação de documentos e associação a grupo criminoso envolvido na comercialização ilegal de produtos fitofarmacêuticos e produtos reguladores de crescimento vegetal.
Os membros da organização criminosa adquiriam substâncias ativas, para fabrico dos produtos fitofarmacêuticos, em empresas importadoras de produtos químicos, que eram posteriormente escondidos em armazéns clandestinos e vendidos diretamente aos agricultores, em embalagens sem rótulos ou com o rótulo manipulado, para imitar a proveniência legal dos produtos.
Perante a notícia veiculada nos meios de comunicação espanhóis, a Anipla congratula-se com os resultados obtidos nesta operação, levada a cabo na nossa vizinha Espanha, e reforça a importância do empenhamento da Indústria Fitofarmacêutica, na sensibilização do setor agrícola para os perigos efetivos desta atividade ilegal, não só a nível nacional, mas também a nível europeu. 

fonte: anipla

Sem comentários:

Enviar um comentário