sexta-feira, 18 de julho de 2014

Governo investe 4 ME para modernizar estações de monitorização de água dos rios

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai investir quatro milhões de euros para reabilitar e operacionalizar a rede de monitorização dos recursos hídricos que fornece informações para gerir a água, como nas cheias ou nas situações de escassez.

O objectivo do projecto de modernização, que se prolonga por dois anos, é "contribuir para a melhoria dos dados obtidos através da monitorização hidrometeorológica, fundamentais para assegurar a gestão sustentável dos recursos hídricos", refere uma nota da APA.

A informação vai permitir apoiar actividades da Proteção Civil de modo a reduzir a vulnerabilidade das populações a situações de cheias ou escassez de água e obter "uma mais adequada" gestão das bacias que Portugal partilha com Espanha, segundo a APA.

Ao contrato de modernização de várias estações de monitorização da APA, assinado hoje no Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, juntam-se dois protocolos de colaboração com a EDP e com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).

Estes protocolos pretendem, "através de uma estreita cooperação técnica e científica", contribuir para facilitar a manutenção e troca de informação relativa às estações de monitorização geridas pelas organizações, "numa lógica de sinergias e articulação", segundo a APA.

As duas empresas, tal como a APA, têm estações de monitorização automática para recolha de informação meteorológica, hidrométrica e de qualidade da água.

No caso da EDIA, o objectivo é controlar a qualidade da água nas albufeiras de Alqueva e Pedrógão, construções que modificaram o regime hidrológico do rio Guadiana, não só a montante, mas também no troço a jusante.

Já a EDP Produção, promotora e gestora de vários aproveitamentos hidroeléctricos para produção de energia, detém há algumas décadas uma rede de monitorização hidrometeorológica nas bacias dos rios Lima, Cávado, Douro, Vouga, Mondego, Tejo e Guadiana.

A APA, como Autoridade Nacional da Água, tem a responsabilidade de desenvolver programas de monitorização de recursos hídricos e assegurar uma gestão sustentável, com o objectivo de promover a sua conservação e preservação.

No âmbito do projecto de reestruturação das redes de monitorização de recursos hídricos, iniciado em 2001, foram automatizadas as redes nacionais hidrometeorológicas e de qualidade da água, que permitem avaliar as existências de água nas bacias hidrográficas de Portugal continental.

Fonte:  Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário