terça-feira, 15 de julho de 2014

Dez empresas que estão a criar o futuro da comida

Dinheiro

14-07-2014
Algumas delas usam insectos. Outras fazem hambúrgueres com impressoras 3D

Por Joana Carvalho Fernandes 

Qual é o futuro da comida? Prepare-se: hambúrgueres feitos em impressoras 3D, refeições que não se mastigam (é tudo para beber), ovos, manteiga e óleo vegetal feitos a partir de micro algas, maionese e omeletas (literalmente) sem ovos, sal quase sem sódio, snacks e aperitivos feitos de insectos, queijo sem leite animal. 

De acordo com o portal CB Insights, estas indústrias atraíram investimentos de mais de 100 milhões de euros em 2013. Conheça dez empresas que estão a criar comida mais saudável, mais sustentável, e que promete revolucionar o futuro da alimentação. 

Na Modern Meadow o bife sai da impressora

É uma espécie de hambúrguer de laboratório. A empresa aguarda apenas a autorização da Food and Drug Administration (a entidade que, nos Estados Unidos da América, regula o mercado alimentar e o dos medicamentos) para pôr a impressora 3D a funcionar e vender o produto. 

A Soylent quer que deixe de cozinhar e de mastigar 

O objectivo da empresa é fazê-lo ganhar tempo e poupar dinheiro. Como? Com este produto – que tem vitaminas, minerais, proteínas e hidratos de carbono – obtém todos os nutrientes de que precisa, sem ter de cozinhar nem de mastigar. Há soluções em pó e líquidas. 

As omeletes sem ovos da Solazyme

A Solazyme, conhecida por criar biocombustíveis e cremes de beleza a partir de algas, decidiu aventurar-se noutro território: a comida. Os seus alimentos feitos a partir de micro algas incluem ovos, manteiga e óleo vegetal – tudo com muito menos gorduras saturadas, colesterol e calorias do que os produtos originais. 

A Hampton Creek substitui os ovos por produtos à base de plantas

A empresa criou uma alternativa ao ovo da galinha (e muito semelhante a esse alimento) e para além disso inventou uma maionese e bolachas que não têm ovos. 

Tiras que parecem de frango (mas não são)

A Beyond Meat (que, numa tradução literal, significa para além da carne) oferece produtos alternativos à carne, produzidos a partir de proteínas de plantas. O objectivo da empresa é reduzir o consumo de carne animal em 25% até 2020. 

O sal sem sódio 

A NuTek Salt criou um produto que quer ser a cerveja sem álcool do cantinho dos temperos: um sal natural, à base de potássio, que é uma alternativa mais saudável ao sal de sódio, com um sabor semelhante.

Um snack de insectos 

A Six Foods transforma insectos em snacks e aperitivos. A empresa foi fundada por três estudantes da Universidade de Harvard que acreditam no poder nutritivo destes animais. O produto com que se estrearam – as Chirp Chips – é feita com feijão, arroz e farinha feita a partir de grilos tostados. Estas chips têm três vezes mais proteínas do que as batatas fritas normais. 

Queijos artesanais sem leite animal

A Kite Hill's usa leite de amêndoa e leite de macadâmia para fabricar queijos artesanais. 

A Real Food Blends: uma alternativa para a alimentação por sonda

A Real Food Blends criou alternativas mais saudáveis para quem precisa de uma sonda para se alimentar. Os menus incluem misturas feitas de frango com laranja, cenoura e cevada; quinoa, couve e cânhamo; e salmão e aveia.

Os doces a fingir da UNREAL Candy 

A UNREAL Candy criou doces (desde chocolates a nougats) mais saudáveis, feitos com leites desnatados, óleo de palma e sem xarope de milho, sem ingredientes geneticamente modificados nem glúten. 



Sem comentários:

Enviar um comentário