segunda-feira, 6 de outubro de 2014

165 milhões de apoio ao mercado dos hortofrutícolas


por Ana Rita Costa
30 de Setembro - 2014

A Comissão Europeia adotou um novo programa de emergência, no valor de 165 milhões de euros, para o mercado dos frutícolas e hortícolas perecíveis, depois da proibição imposta pela Rússia às importações de determinados produtos agrícolas da União Europeia.

 
Este novo regime prestará apoio à retirada dos volumes excedentários do mercado e surge em complemento do programa de 125 milhões de euros para as frutas e produtos hortícolas, anunciado em 18 de agosto e que tinha sido suspenso a 10 de setembro devido ao facto dos pedidos provisórios terem demonstrado que a totalidade da dotação orçamental já tinha sido reclamada.

De acordo com a Comissão Europeia, o novo regime contém um anexo que descreve os volumes elegíveis em cada Estado-Membro com dados específicos por grupo de produtos. Estes volumes são determinados com base nos volumes exportados para este período nos últimos três anos, com os montantes deduzidos para ter em conta os volumes já abrangidos pelo primeiro regime de 125 milhões de euros.

O novo plano inclui pela primeira vez laranjas, mandarinas e clementinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário