quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Acção de divulgação sobre o Rhynchophorus ferrugineu (Escaravelho da Palmeira)

DIRECÇÃO REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS DO CENTRO



A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte com a colaboração da Câmara Municipal de Aveiro, vão realizar uma acção de divulgação sobre o Rhynchophorus ferrugineus, no dia 13 de Outubro no Pequeno Auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, no Cais da Fonte Nova, em Aveiro. O evento, de entrada livre, é especialmente dirigido a todas as Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia do Distrito de Aveiro, sobretudo aos técnicos ligados aos espaços verdes, mas também ao público em geral.

Em Portugal este insecto foi detectado pela primeira vez em 2007 no Algarve, tendo a primeira ocorrência no distrito de Aveiro sido assinalada em palmeiras da espécie Phoenix canariensis no ano de 2013. Actualmente encontra-se disperso por diversas regiões do território nacional. Os insectos adultos asseguram, através do voo, a sua dispersão para novas plantas hospedeiras.

A palmeira das Canárias, P. canariensis, e a palmeira-tamareira, P. dactylifera, são utilizadas como ornamentais desde há longa data, encontrando-se espalhadas de norte a sul do País e, poderão estar em risco caso não sejam tomadas as adequadas medidas de contenção e erradicação.

Provavelmente relacionada com as condições climáticas dos dois últimos Invernos, a rapidez da recente expansão da sua área de distribuição na região centro levanta sérias preocupações, procurando-se com esta acção coordenar esforços para combater o insecto e impedir a sua dispersão a novos locais.

Fonte:  DRAPC

Sem comentários:

Enviar um comentário