quinta-feira, 9 de outubro de 2014

FENALAC inaugura nova sede e promove o consumo de leite Português, com a presença da Sra. Ministra da Agricultura e do Mar



No próximo dia 10 de Outubro, a FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite - irá inaugurar a sua nova sede na cidade do Porto, numa cerimónia que contará com a presença da Senhora Ministra da Agricultura e do Mar.

Paralelamente, a FENALAC desenvolverá, na ocasião, uma iniciativa pública de promoção do consumo de leite. A iniciativa visa a sensibilização da população em geral para a relevância do consumo de leite, reforçando a importância para a saúde de beber leite todos os dias, durante toda a vida. Por outro, será divulgada a relevância económica e social da fileira láctea em Portugal e o impacto positivo do consumo de leite e de produtos lácteos na economia nacional e na criação de emprego.

A FENALAC é a entidade que representa o sector lácteo cooperativo nacional, sendo constituída por quatro grandes organizações cooperativas – Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite que, em conjunto, agrupam 70 cooperativas de base e apresentam um volume de negócios superior a 352 milhões de euros.

O universo da FENALAC foi responsável pela recolha de 863 mil toneladas de leite em 2013 (66% do total do continente), proveniente de 3200 produtores de leite associados.

Os operadores representados pela FENALAC têm uma função importante na dinamização de zonas rurais no território nacional e na promoção do emprego, além da sua presença relevante no mercado lácteo, pois agregam marcas cooperativas com grande notoriedade pública.

Os objetivos da FENALAC passam por representar nacional e internacionalmente o sector, defender os seus direitos e interesses, promover a informação, a assistência e o estudo sobre o leite e participar ativamente na formulação e aplicação da legislação sectorial.

A produção de leite em Portugal representava 730 milhões de euros em 2013, o equivalente a 31% da produção animal e a 13% da produção agrícola. A indústria do leite e lacticínios apresenta um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante (15%) da Indústria Alimentar.

A criação de emprego direto e indireto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de destacar que a maior parte dos quais estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.

Sem comentários:

Enviar um comentário