quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Novo Comissário da Agricultura quer reforma intercalar da PAC


por Ana Rita Costa
8 de Outubro - 2014
O novo Comissário da Agricultura, o irlandês Phil Hogan, foi ouvido esta semana no Parlamento Europeu, onde apresentou uma proposta para uma reforma intercalar da PAC e para a simplificação das regras do Greening.

 
Durante a audiência, que teve como principal objetivo 'testar' as suas competências para o cargo para o qual foi eleito no mês passado, Phil Hogan prometeu empenhar-se no desenvolvimento de uma agricultura moderna, orientada para o mercado e apoiada na investigação.

Entre as suas prioridades, o novo Comissário destacou a simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), em particular as normas do Greening, bem como uma revisão intercalar da PAC: "um dos meus compromissos como novo Comissário será o de examinar toda a legislação sobre a PAC, para ver o que pode ser simplificado, sem pôr em causa nem a eficácia da política agrícola nem a boa gestão financeira", defendeu.

Sobre o embargo russo, Phil Hogan assumiu que se trata de um grande desafio e que a aposta deverá passar por estabilizar os mercados internos e procurar outros mercados alternativos à Rússia.

No que diz respeito ao fim das quotas leiteiras, questão que tem gerado muita preocupação em Portugal, o irlandês considera que esta medida "vai colocar o sector em melhores condições de responder às solicitações do mercado interno e externo."

Sem comentários:

Enviar um comentário