domingo, 5 de outubro de 2014

Ao que sabem, como e onde se fazem os melhores vinhos de Portugal


JOSÉ AUGUSTO MOREIRA 30/09/2014 - 09:20
Com Verdade do Vinho, a RTP2 inicia esta terça-feira uma viagem pelas regiões produtoras. Treze episódios para conhecer os territórios, produtores e particularidades da vinha e do vinho no nosso país.

 
Com Verdade do Vinho, a RTP2 inicia esta terça-feira uma viagem pelas regiões produtoras. ADRIANO MIRANDA
 0

 

 

TÓPICOS
Televisão
É uma viagem com muito sumo, aromas e sabores. Um convite para conhecer os vinhos que por cá se fazem, os produtores, os lugares e as práticas que têm contribuído para que sejamos hoje conhecidos como o país da diversidade, com a maior variedade de castas do planeta e vinhos diferentes e cada vez mais reconhecidos e apreciados em todos os continentes.

O desafio é da RTP2, que através da imagem e entretidos diálogos se propõe dar a provar aos portugueses os vinhos mais representativos de cada uma das regiões. Verdade do Vinho é um programa com treze episódios, que conta com o apoio da ViniPortugal e vai para o ar a partir das 22h50. Todos foram integralmente gravados no exterior e procuram, através da história e estórias ligadas ao mundo do vinho, traçar um caminho alternativo à linguagem técnica e muitas vezes quase cifrada própria dos especialistas.

E a principal característica que logo se destaca é o seu estilo ao mesmo tempo entretido e também vincadamente didáctico e explicativo sobre os vinhos das diferentes regiões. Como melhor apreciar e quais as suas características mais peculiares, indo também ao encontro dos seus protagonistas, territórios e condições em que de faz a produção e o cultivo da vinha. Percursos onde, a par do conhecimento, a vertente de espectáculo e entretenimento acena sempre também ao telespectador.

A viagem é orientada pelo experiente e conhecedor Luís Baila, jornalista que funciona como mentor para a novata com curiosidade e apetência recente pelos segredos do vinho, papel que cabe à conhecida Sónia Araújo. Pergunta por aromas, sabores, os quês e porquês daquilo que mais apreciamos num vinho. Questões que são, afinal, as que colocaria consumidor comum e às quais tanto o experiente e conhecedor Baila como os produtores que os recebem procuram responder.

É numa pick-up que ambos levam o telespectador a percorrer o país vinhateiro. A viagem começa com um recuo no tempo, em Lisboa, para visitar o Marquês de Pombal, que há 258 anos instituiu a mais antiga região vinhateira do mundo. Logo ruma ao Douro, para nos próximos episódios seguir depois a viagem pelo Douro Superior, Vinhos Verdes, Dão, Bairrada, Trás-os-Montes, Tejo, Lisboa, Setúbal, Alentejo, os espumantes e os vinhos da Madeira e do Porto. Todas as semanas e sempre ao serão das terças.

Sem comentários:

Enviar um comentário